15/01/2019

V Campori Desbravadores movimenta economia de Barretos

No total, mais de 100 mil pessoas participam do evento que acontece até o dia 20 de janeiro no Parque do Peão

Créditos: Ellen Lopes

O Parque do Peão se transformou em uma cidade de barracas para receber o mega acampamento do V Sul-americano de Desbravadores. Adolescentes de oito países participam do evento que acontece a cada cinco anos e é sediado em Barretos pela segunda vez. E toda essa movimentação afeta também a cidade de maneira positiva para a economia.


Setores como hotelaria, serviços e comércio estão entre os mais impactados. De acordo com Valter Martins, gerente do Scala Hotel, a realização do evento trouxe “uma nova Festa do Peão” em termos de busca por hospedagem em janeiro. “Estamos lotados e a movimentação teve início já no dia 2 de janeiro, um mês que, tradicionalmente, tem taxas de ocupação menores no hotel”, conta.


O efeito positivo também foi voltado para a geração de trabalho temporário. João Basaglia, da empresa Higisan, destaca que 94 trabalhadores foram alocados para trabalho no Parque do Peão para prestar serviços em diferentes funções como auxiliar de cozinha, estoquista, limpeza e atendente. “É o maior número de trabalhadores que nossa empresa já colocou em um único evento”, explica o empresário. João destaca ainda que a movimentação foi muito importante para os setores de serviços e comércio já que, historicamente, a movimentação na primeira quinzena de janeiro costuma ser menor.


Para o empresário Diogo Ferreira Ayub, da Eletro Frajam, um dos responsáveis por fornecimento de material elétrico para o evento, o aumento nas vendas por conta do Campori foi de 40% em comparação ao mesmo período do ano anterior. “A economia da cidade melhora com eventos deste porte. O impacto econômico é muito bom”, comemora. Outros setores que também estão sendo beneficiados com o evento são os de alimentação, transporte e postos de combustíveis.   


O presidente de Os Independentes, Ricardo Rocha, destaca a versatilidade do Parque do Peão para receber diferentes tipos de eventos e movimentar o município. “Além de ser o maior ponto turístico de Barretos nosso Parque, devido à sua estrutura, é apropriado para receber os mais diferentes perfis de eventos, trazendo público para a cidade e gerando movimentação na economia local e regional”, declara.


O evento acontece até o dia 20 de janeiro e deve receber, no total, 100 mil pessoas. Além de atividades no Parque do Peão, os desbravadores também realizam trabalho voluntário e ações pela cidade.

Veja também...