Definidas comitivas que participarão do Concurso Queima do Alho da 60ª Festa do Peão de Barretos

Disputa culinária acontece no dia 29 de agosto e reunirá 19 representantes de diversos estados do país

31/07/2015

Definidas comitivas que participarão do Concurso Queima do Alho da 60ª Festa do Peão de Barretos

(Leandro Nascimento)

Dezenove comitivas disputarão o Concurso Queima do Alho durante a 60ª Festa do Peão de Barretos. São representantes de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso que participarão do concurso, considerado o mais antigo do país e responsável por manter a tradição da culinária boiadeira dentro do maior rodeio da América Latina. O Concurso acontecerá no dia 29 de agosto, no Rancho Ponto de Pouso, a partir das 12h.


Estão confirmadas as comitivas Vida de Cowboy, de Osasco/SP, Água do Peão, de São José do Rio Preto/SP, Nossa Senhora Aparecida, de Barretos/SP, Só Moares, de Rio Verde/GO, Antônio Angelo, de Barrretos/SP, Saudade do Corredor, de Novo Horizonte/SP, Comitiva União, de São José do Rio Preto/SP, Água Doce, de Icem/SP, Cavaleiros da Cultura, de Rio Novo/MG, Devotos de Tião Carreiro, de Riolândia/SP, Anésio Garcia, de Barretos/SP, Viajando por Mato Grosso, de Cuiabá/MT, São Jorge, de Alexania/GO, Capiau, de São Paulo/SP, Direito de Viver, Pindorama/SP, São Francisco, Araçatuba/SP, Mágoa de Boiadeiro, Divinópolis/MG, Estradão, de Votorantim/SP e Comitiva dos Amigos de Arabá/SP.


Representando a história dos peões boiadeiros, criadores do cardápio da Queima do Alho, várias comitivas saem de sua cidade natal, a cavalo, rumo a Barretos, carregando as tralhas que utilizarão no concurso. Um dos quesitos em julgamento, além do sabor da comida, é que os pratos elaborados precisam ser fieis ao estilo e tradição dos tropeiros que viajavam pelo Brasil no século passado levando boiadas e desbravando o país.


No cardápio estão: arroz carreteiro, feijão tropeiro, paçoca de carne e carne na chapa. Todos cozidos no fogo de chão, sem utilização de nenhuma tecnologia. Vence o prato mais saboroso de acordo com a escolha dos jurados.

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.

Revista Oficial

Souvenir oficial