Newsletter

Seja o primeiro a receber novidades da Festa do Peão de Barretos

Rancho do Peãozinho

Rancho do Peãozinho
Um dos espaços mais visitados e mais importantes do Parque do Peão ocupa atualmente uma área de 35 mil metros quadrados e traz para a família e principalmente para as crianças atrações diversas que têm como lema: a Diversão para a Educação. Estamos falando do Rancho do Peãozinho.

O princípio deste espaço aconteceu em 1987 através do integrante de Os Independentes Mussa Calil Neto como uma necessidade de criar um espaço para promover diversão para as crianças e, ao mesmo tempo, dar continuidade à cultura e tradição sertanejas. Nesta primeira iniciativa foi montado um circo com atrações infantis para divertir toda a família.

Rancho do Peãozinho
Os objetivos de criar este espaço se expandiram e se tornou realidade em 1999, na gestão do então presidente José Mendes Santana, o Mendão, e tendo como coordenador Daniel Bampa. Desde então, o espaço que recebe em média por ano cerca de 70 mil visitantes por ano, nos onze dias em que acontece a festa, apresenta para o público infantil e para as famílias que visitam o local, atrações especiais.

O local reproduz o próprio Parque do Peão em uma versão mirim, com:

     - Arena, onde são realizados os rodeios em carneiros e júnior;
   - Berrantinho, correspondente ao Espaço Berrantão, que possui atrações como escolha da Mini-Rainha e Rainha do Peãozinho, apresentações de cantores mirins, grupos de danças e outras atividades culturais;
     - Mini-Fazenda onde as crianças aprendem todo o processo de produção e conhecem plantas que ficam em uma mini-estufa e Mini-zoológico com animais exóticos e ensinamentos sobre os bons tratos aos animais;
     - Rádio do Peãozinho, em que as crianças e jovens podem interagir com o locutor.








Rancho do Peãozinho
Além de outras atrações como passeios em charretes e cavalos, apresentações de danças e artesanato indígena com tribos presentes, como os Pataxós, além de todo esse espaço, onde a criança tem contato com a natureza e com a cultura sertaneja, o Rancho do Peãozinho tem também atrações que trazem diversão e educação para os visitantes, como a Mini-cidade que em parceria com a UniFeb (Centro Universitário de Educação de Barretos) e a Policia Rodoviária, ensina noções básicas de trânsito e o Escovódromo, local onde a higiene bucal é ensinada de maneira divertida por uma dentista voluntária.





Estrutura e segurança

Cerca de 100 funcionários e 200 voluntários do grupo Promoção Humana - Jovens Com Uma Missão, se espalham pelo local garantindo a tranqüilidade e a diversão de todos que visitam o local. Além disso, a Policia Militar, seguranças particulares e uma unidade de pronto atendimento da UNIMED, fica disponível para atender ocorrências no local, porém nenhum dos dois serviços nunca foi utilizado.

No local é proibida a entrada de bebidas alcoólicas. Devido a toda esta prática, o Rancho do Peãozinho tem um índice de aprovação de seus visitantes de 96%.


Parceria e Padrinho

A rede de Supermercados Savegnago é a patrocinadora oficial do Rancho do Peãozinho, que conta também com o apoio da Usina Guarani e de outros parceiros como o Minerva e o Guaraná Antártica.

Além disso, Adriano Moraes, um dos maiores nomes do rodeio mundial foi convidado em 2009 para ser o padrinho do Rancho do Peãozinho. Convidamos o Adriano para ser padrinho do rancho e ele achou a idéia maravilhosa, é um orgulho pra gente e um incentivo enorme para as crianças contar com um padrinho deste nível.

Rancho do Peãozinho