Ir direto para o conteúdo

Notícias

Livro reúne história de Barretos e da Festa do Peão

“Barretos – A Festa do Peão de Boiadeiro” traz registros fotográficos de fatos que mostram como tudo começou

14/08/2013 as 16:14, por Phábrica de Ideias . Foto(s): Divulgação

Em 25 de agosto de 2013, quando completará 159 anos, Barretos ganhará um presente especial. Trata-se do livro “Barretos – A Festa do Peão de Boiadeiro”, que será lançado no dia do aniversário da cidade e dentro da 58ª edição de sua Festa de Peão.

O lançamento será realizado para convidados, e não poderia ser feito em um melhor cenário: o Rancho Ponto de Pouso, onde é será realizada a final do tradicional concurso da Queima do Alho.

“Barretos – A Festa do Peão de Boiadeiro” foi editado por José Paulo Fagnani, fotógrafo paranaense ganhador da Menção Honrosa no Concurso Nikon, de 1985, e Medalha de Ouro em Taipei, República da China, em 1989. José Paulo publicou diversas obras fotográficas, como “Pantanal – Paraíso Ameaçado”, “Foz do Iguaçu – Maravilha da Natureza”, entre outros. 

A iniciativa de iniciar a obra sobre Barretos veio em parceria com a Souza Cruz e Os Independentes. José Paulo viu a oportunidade de mostrar para o mundo como é a cidade além de sua Festa do Peão. “Trata-se de um importante acervo, pois registrei pontos importantes da cidade”, declarou o editor, que reuniu fotos antigas e inéditas em na publicação.

A obra foi além dos arredores do Parque do Peão e adentrou as ruas barretenses. A maioria das obras retrata somente a Catedral e o Lago para dar referência à cidade. Porém, José Paulo quis mais e registrou também o Fórum, a Prefeitura Municipal, o Recinto Paulo de Lima Correa, a Santa Casa, o Hospital de Câncer, o Calçadão, além de loja maçônica e mesquita, entre outros.

“O livro é um divisor de águas. José Paulo fez uma releitura da história de Barretos. Para isso, utilizou muitas fotos e ele é um fotógrafo sensacional, apaixonado pelo que faz”, diz Marcelo Murta, coordenador de Comunicação de Os Independentes e um dos colaboradores da obra, ao lado de Guilherme Scavaccini Neto, também do Departamento de Comunicação.

Imagens

O livro traz galeria de fotos dos fundadores de Os Independentes, além de todos os presidentes da associação. Revela a beleza de duas rainhas da Festa do Peão – Lecy Correa de Moraes (1956) e Kamila Oliveira (2012), e faz menção às outras beldades que representaram o evento.

“Barretos – A Festa do Peão de Boiadeiro” retrata, ainda, as ações culturais e sociais presentes no evento, como os shows realizados em prol do Hospital de Câncer de Barretos, a Vila Ecológica (no Rancho do Peãozinho), o Festival Violeira Rose Abrão, a Queima do Alho, o Concurso do Berrante e o Pau de Sebo, entre outros.

Informações sobre rodeio também são destacadas na obra, que descreve todas as suas modalidades e os nomes daqueles que realizaram o sonho de vencer em Barretos.

A publicação é uma iniciativa da Souza Cruz, com recursos captados via Lei Rouanet (de incentivo à cultura por renúncia fiscal).

Para quem quiser conferir, a obra será lançada somente no dia 25, mas já estará à venda nas lojas oficiais de Os Independentes (av. 43, no North Shopping Barretos e no Parque do Peão), a partir de 15 de agosto – primeiro dia da 58ª Festa do Peão de Barretos.

Sobre o autor

José Paulo Fagnani foi presidente do Fotoclube do Paraná por duas gestões (1986-1991 e 1996-1998), membro da Confederação Brasileira de Fotografia e Cinema e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná. Publicou, entre outros, os seguintes livros: “Pantanal”, “Pantanal Brazilian Wild Life”, “Curitiba - Capital Ecológica”, “Brasília – Patrimônio da Humanidade” e “Brasil Espetacular”.

Ficha técnica

Editor

José Paulo Fagnani

Pesquisa e Texto

Maria Lúcia Ceccon Fagnani

Projeto Gráfico e Direção de Arte

Marcelo Winck

Revisão

Heriberto Ivan Machado

Colaboração

Marcelo Murta

Guilherme Scavaccini Neto

Tradução

Thiago Piazzetta Valente

ATENÇÃO: É proibida a entrada portando bebidas, armas de fogo, armas brancas, ou objetos cortantes.