Ir direto para o conteúdo

Pontos Turísticos

Monumentos Parque do Peão

Além da grande estrutura que o Parque do Peão oferece para realização de eventos importantes, outras atrações que compõe o cenário do Parque são os monumentos ligados à cultura do rodeio e às tradições sertanejas.

ROSETA

Um dos principais monumentos, conhecido como ROSETA, fica na entrada principal do Parque e identifica o local. Foi construído no ano de 1994 na gestão de Mauri Abud Wohnrath.

Autores:
Nivaldo Gomes
Pedro Perozi
Cesario Ceperó
Construção: Silvio Luiz Basso
Calculo da Estrutura: Gilberto M. Bertoni

MONUMENTO AO PEÃO

Idealizado por Valter Corsino com o objetivo de homenagear todos os profissionais de rodeio. Foi construído no ano de 2005 na gestão do presidente Jerônimo Luiz Muzetti e tem uma altura de 27 metros. Uma obra do artista plástico Juvenal Irene.

CAVALO DE AÇO

Escultura de ferro pintada de vermelho criada pelo publicitário Alex Periscinoto.
Ano 1998
Gestão Flávio Silva Filho

TOURO BANDIDO

Uma homenagem ao touro mais temido pela maioria dos peões e o mais famoso da historia do rodeio brasileiro, com uma trajetória invicta nas arenas. Monumento construído no ano de 2009 na gestão de Jerônimo Luiz Muzetti.
Autores:
Juvenal Irene
Nivaldo Gomes

PRAÇA DOS PRESIDENTES

Este singular monumento localizado na praça dos Presidentes representa com suas colunas a tríade “INDEPENDENTES”:
Companheirismo – Lealdade – Idealismo.
Ano 1999
Gestão José Mendes Santana
Projeto Nivaldo Gomes

MONTARIA EM CAVALO

Obra assinada por Juvenal Irene, fica próximo ao Estádio de Rodeios. O objetivo é prestar homenagem à modalidade de Rodeio que foi a primeira a ser praticada no Brasil. Tem 7 metros de altura.
Ano 2009
Gestão Jerônimo Luiz Muzetti

MONTARIA EM TOURO

Também de autoria do artista plástico Juvenal Irene está situado na rotatória que da acesso a Hípica e tem 7 metros de altura.
Ano 2009
Gestão Jerônimo Luiz Muzetti

GALERIA DA FAMA

Monumento situado na praça que dá acesso ao estádio de rodeios e que tem o objetivo de homenagear todos os peãos que foram campeões em Barretos nas modalidades montaria em cavalo e montaria em touro.
Ano 1994
Gestão Mauri Abud Wohnrath - Projeto Nivaldo Gomes

MARCO DO ENCERRAMENTO DA CAVALGADA DO CENTENÁRIO

Em homenagem aos 100 anos do maior arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer. Cavalgada cultural idealizada pelo seu neto Carlos Oscar Niemeyer Magalhães que percorreu 813 km, de Rio Novo/Goianá -MG até Barretos-SP.
Ano 2007
Gestão Marcos José Abud Wohnrath
Projeto Nivaldo Gomes

Pontos turísticos na cidade

MARCO HISTÓRICO

Situado à Rua 8, esquina com a Avenida 13.

É o marco inicial e geográfico da cidade. Ou seja, todas as distâncias são medidas a partir deste ponto. Ali surgiram as primeiras residências da Fazenda Fortaleza de Francisco Barreto, que deram origem a cidade.

Mural com sete metros de altura, construído com projeto e consultoria de Cesário Ceperó e Pedro Perozzi, tem em relevo as imagens da Família Barreto, do Divino Espírito Santo, padroeiro do município, e do Brasão da cidade, com o lema: "Frates Sumus Omnes" (Somos Todos Irmãos).

MUSEU MUNICIPAL, ARTÍSTICO E CULTURAL "RUY MENEZES"

Situado a Avenida 17, esquina com a Rua 16.

Foi criado pelo município em abril de 1974 e recebeu como doação todo o acervo do Museu Ana Rosa, que funcionava em uma das salas do Colégio Mário Vieira Marcondes. A construção, com data de 1907, já foi Prefeitura e sede do Poder Legislativo. É conhecido como o "Palácio das Águias".

CATEDRAL DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

Situada na Praça Francisco Barreto, s/nº (Centro da Cidade).

Por serem os fundadores devotos do Divino Espírito Santo, doaram oitenta e dois alqueires de terra à igreja e construiram a primeira capela. No final do século XIX, deu-se início a construção da catedral, tendo a frente o mestre Pagani Fioravante.

A obra obedece a estilo romano de linhas soberbas com colunas olímpicas e imagens de santos, bem como obras da arte pintadas em vitrais e nas paredes.

RECINTO PAULO DE LIMA CORREIA

Situado a Praça Nove de Julho.

Foi inaugurado em março de 1945, servindo de palco para as grandes exposições agropecuárias e produtos derivados. É uma obra arquitetônica de beleza singular e considerada uma raridade no gênero, dado seu estilo ímpar.

O recinto foi escolhido por Os Independentes para ser o palco da Festa do Peão desde 1956 até 1984, sendo, então o berço do Rodeio Brasileiro.

REGIÃO DOS LAGOS

Situado à Avenida Centenário da Abolição, s/nº

Conjunto de três lagos ornamentais, abastecidos pelo Córrego do Aleixo, contando com ciclovias e amplas calçadas para a prática de atividades esportivas.

NORTH SHOPPING BARRETOS

Situado a Via Conselheiro Antonio Prado, Nº 1400.

Telefone: (17) 3321-4100

Um shopping com conceito de "open mall" e estilo country, uma praça de eventos, cinema, lojas com diversidade de produtos e estacionamento para 400 veículos.

PRAÇA DA PRIMAVERA

Com um bonito projeto paisagístico, esta praça é considerada a mais bela da cidade por exibir um clima de tranqüilidade. Tem coreto, passagem de córrego com pontes e fonte luminosa. Rua 18 com avenidas 33 e 35.

CALÇADÃO

Situado à Praça Francisco Barreto, s/nº

Espaço no centro da cidade para circulação exclusiva de pedestres, com planejamento paisagístico, infra-estrutura de bancos telefones públicos, bancas de revistas e quiosques. Centro da cidade.

FEB - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS

Situado a Avenida Professor Roberto Frade Monte, Nº 389

Telefone: (17) 3322-6411

Faculdade com 14 opções de cursos superiores, mais cursos de nível técnico e um Centro de Pós-Graduação. O campus oferece laboratórios básicos e específicos, clínicas odontológicas, centro de informática, biblioteca, cantina e teatro com capacidade para 700 espectadores.

CIDADE DE MARIA

Sito à Vicinal Nadir Kenan, km 11.

Foi inaugurado em 1981. Local erigido para abrigar congregações católicas e formar religiosos.

SEDE DE OS INDEPENDENTES

Situada na Praça Francisco Barreto, nº 116 (Rua 18 esquina com a Avenida 23)

O prédio foi construído na década de 1912.

MUSEU HISTORICO E FOLCLORICO DO PEÃO DE BOIADEIRO

Situado à Rodovia Brigadeiro Faria Lima km 428, s/nº - Parque do Peão

Fone/Fax: (17) 3321-0000

PARQUE DO PEÃO "MUSSA CALIL NETO"

Sito a Rodovia Brigadeiro Faria Lima km 428, s/nº

Telefone: (17) 3321-0000

Inaugurado em 1985, o Parque do Peão de Barretos é uma área de aproximadamente oitenta alqueires destinados a realização da Festa do Peão de Barretos, na segunda quinzena de Agosto.

O Local impressiona por sua grandiosidade e encantamento, contando com uma área para Feira Comercial, estacionamento para 14 mil veículos, Espaço de Lazer e Eventos Berrantão, Rancho do Peãozinho, Área de Camping, Rancho da Queima do Alho, Fazendinha, Hípica e o magnífico Estádio polivalente de Rodeio, projetado por Oscar Niemeyer, com capacidade para trinta e cinco mil pessoas sentadas.

ATENÇÃO: É proibida a entrada portando bebidas, armas de fogo, armas brancas, ou objetos cortantes.