Paixão que passa gerações: Pai e filho disputam final de montaria em touro na Festa do Peão de Barretos

Em um gesto solidário os dois também participam do Desafio do Bem que acontece no último dia do evento em prol do Hospital de Amor

13/08/2019

Paixão que passa gerações: Pai e filho disputam final de montaria em touro na Festa do Peão de Barretos

Redner Leandro Moreira, 39 anos, e Maurício Gulla Moreira, 20 anos. Pai e filho competem no rodeio de Barretos em busca do título de campeão (Arquivo pessoal )

 


A final da Liga Nacional de Rodeio, que acontece de 19 a 21 de agosto, durante a 64ª Festa do Peão de Barretos terá uma disputa em família. Pai e filho foram classificados para a etapa e concorrerão ao mesmo título.  Os competidores Redner Leandro Moreira, 39 anos, e seu filho Maurício Gulla Moreira, 20 anos, de Gavião Peixoto/SP, que vem se destacando no cenário nacional.


O pai, com 22 anos de carreira no rodeio, já conquistou o título de campeão no Circuito Barretos, em 2008, enquanto o filho, que possui cerca de 4 anos de carreira, foi o 7º colocado no Rodeio Júnior de Barretos, em 2015.


Redner Moreira, o pai, se classificou vencendo o Rodeio de Rio Claro, em abril. A participação de Maurício Moreira foi confirmada somente no mês de junho, depois de vencer um desafio no Rodeio de Ourinhos.


De acordo com Redner Moreira, a participação do filho na competição é uma mistura de sentimentos e gera uma ansiedade maior. “Desde criança ele me acompanhava, montava em cavalos, em bezerro e um dia decidiu que queria participar de rodeio. Eu dei todo apoio, mas, na hora, o coração fica apertado, dá uma preocupação com a segurança dele. O “lado” pai fala mais alto”, diz Redner Moreira.


O filho também diz que a presença do pai passa mais confiança e segurança para enfrentar a pressão da arena de Barretos. “Fico sem palavras de disputar ao lado da pessoa que é a minha maior referência, que me ensinou tudo. No entanto, é uma competição com grandes nomes e a presença e apoio do meu pai me deixa mais confortável, me dá mais segurança”, afirma Maurício Moreira.


Desafio do Amor


Independente do resultado da disputa da etapa final da Liga Nacional de Rodeios, pai e filho participarão de uma ação solidária. É o Desafio do Bem, realizado no último dia da Festa, em prol do Hospital de Amor.  


Redner montará o touro “Tô Bacana”, da Cia. Califórnia, e Maurício terá como desafio o touro Wolverine, da Cia de Rodeio GR


O Desafio do Amor, que contará com a narração do locutor Gleydson Rodrigues, acontecerá no intervalo entre a disputa da semifinal e final da montaria em touros do 27º Barretos International Rodeo.


Durante os 11 dias da 64ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, logo após o encerramento do rodeio, um grupo, de aproximadamente 80 voluntários, passará coletando doações do público presente nas arquibancadas e camarotes. Ações também serão realizadas na área de alimentação e nos espaços externos da Arena de Rodeio.


 


Em 2018, o Desafio do Bem arrecadou cerca de R$ 515 mil. Somente no ano passado, o Hospital do Amor de Barretos, que trata pacientes com câncer, atendeu gratuitamente mais de 192 mil pacientes de 2.167 cidades de todas regiões do Brasil.


Sobre a Festa do Peão de Barretos


A Festa do Peão de Barretos chega à sua 64ª edição e acontece de 15 a 25 de agosto. A programação conta com os principais nomes do universo sertanejo como o projeto AMIGOS - que reúne no mesmo palco Zezé Di Camargo & Luciano, Chitãozinho & Xororó e Leonardo -, Simone & Simaria – embaixadoras desta edição, Gusttavo Lima com show nos dois sábados do evento, Jorge & Mateus, Fernando & Sorocaba, César Menotti & Fabiano, Matheus & Kauan, Matogrosso & Mathias, Bruno & Marrone, Trio Parada Dura, além de espaço para outros ritmos como o axé de Ivete Sangalo, Mano Walter, Alok, Léo Santana até o gospel de Aline Barros.


Na programação esportiva tem rodeio todos os dias nas modalidades Touro, Cavalo – cutiano, sela americana e bareback, Três Tambores, Team Penning e Working Penning.


A tradição dos peões de boiadeiro é mantida com o Concurso Queima do Alho, Concurso do Berrante, apresentações de catira e um palco destinado somente à moda de viola, o Raízes Sertanejas.


 

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.

Revista Oficial

Souvenir oficial