Comitiva Juca Jacinto vence Concurso Queima do Alho na Festa do Peão de Barretos

O concurso é realizado desde a primeira edição da Festa do Peão e perpetua a tradição da comida do peão estradeiro

18/08/2019

Comitiva Juca Jacinto vence Concurso Queima do Alho na Festa do Peão de Barretos

A comitiva Juca Jacinto, de Nova Crixás (GO), vencedora do Concurso da Queima do Alho 2019 (Aquino José)

A Comitiva Juca Jacinto, de Nova Crixás (GO), venceu o Concurso da Queima do Alho 2019, realizado neste sábado (18), na 64ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. A disputa do melhor prato típico dos tropeiros aconteceu no Rancho Ponto de Pouso, espaço tradicional no Parque do Peão que é utilizado para a realização do concurso.


 


O arroz carreteiro, o feijão gordo, paçoca de carne seca e o churrasco na chapa, preparados pela comitiva de Goiás, conquistaram o paladar dos juízes especializados. Além do prato mais saboroso, também foram avaliados a vestimenta, a traia e a organização das comitivas, inspiradas nos costumes dos peões de boiadeiro.


 


Foi a primeira vez que Adalto Moreira, comissário da comitiva vencedora, participou da disputa da Queima do Alho na Festa do Peão de Barretos “Pra mim, vim aqui e já ganhar, Deus me livre é bom demais”.


 


Para Silvio Mendes, conhecido como Anzolão, que também é membro da comitiva, a vitória é o reconhecimento do peão de boiadeiro que ainda mantém a tradição. “É muito importante pra gente ganhar. A gente ainda vive no corredor, a gente ainda trabalha, ainda tá viajando”, afirmou.


 


Ao todo, 20 comitivas foram classificadas e participaram da Queima do Alho. Entre elas, representantes dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Paraná. O segundo lugar do concurso ficou para Água de Peão, da cidade de São José do Rio Preto, e o terceiro para Comitiva Molina.  


 


 


 


Cultura sertaneja


 


 


 


Além de acompanhar o preparo e saborear o tradicional prato típico da cultura do peão estradeiro, o público presente no Rancho Ponto de Pouso acompanhou o concurso do Berrante e apresentação de catira e violeiros.


 


O resultado do Concurso de Berrantes surpreendeu a todos pela qualidade das apresentações. As mulheres se destacaram e foram as mais aplaudidas da tarde. As três primeiras colocadas foram: 1º lugar Rarissa Berranteira, de Itapagipe (MG), 2º lugar Camila Berranteira, do Pará, 3º lugar Marcela Amorim, de Palmeira d’Oeste (SP).


O trio de berranteiras que conquistou o público no Concursos do Berrante (Aquino José)

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.

Revista Oficial

Souvenir oficial