Newsletter

Seja o primeiro a receber novidades da Festa do Peão de Barretos

Conheça o Parque

O Parque do Peão, cenário da maior evendo de rodeios da América Latina, através da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, está aberto a visitação o ano todo. Visitar este local mágico é viver as emoções da cultura sertaneja, pisando no território do berço do rodeio brasileiro.


Viva esta emoção, passe um dia no Parque do Peão!

Organize seu grupo e faça o agendamento com o Departamento de Turismo:
Fone (17) 3321-0001 / (17) 3321-0018
parque@independentes.com.br


Matinha

Uma mata nativa, com mais de 150 espécies de árvores.
É cuidadosamente mantida dentro deste "misto de universo de concreto, natureza e beleza".

Logo na entrada da matinha você vai conhecer o "Pau do Fuxico", espaço para apresentação de "música raiz", e também o Oratório dos Peões, local de reflexões e orações com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e dos peões de boiadeiro.


Estádio de Rodeios

Com capacidade para 35 mil pessoas sentadas, o Estádio de Rodeios tem o projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e seu formato é uma ferradura.

Pisar na arena do Estádio de Rodeios é viver a emoção de estar no solo que presenciou os maiores desafios do rodeio brasileiro.
Os maiores nomes do esporte, os mais famosos animais e as mais valiosas disputas.

Você vai ter a oportunidade de conhecer também o "fundo dos bretes", local onde os peões se preparam para a montaria e também, onde os animais ficam alojados.


Rancho Country

Salão de convenções em estilo "rancho". O Rancho Country é a sede onde são realizadas mensalmente as assembléias do Clube Os Independentes, onde são tomadas as decisões mais importantes da Festa do Peão.


Memorial

Quem foi o 1º Peão a vencer em Barretos?
Quantos são os fundadores da maior Festa da América Latina?
Estas e muitas outras perguntas são esclarecidas neste espaço que contém fotos e fatos marcantes deste 1955, ano de fundação do Clube Os Independentes.


Rancho do Peãozinho

Especialmente desenvolvido para a garotada, com o objetivo de aproximá-la do universo sertanejo, através de projetos culturais, educacionais, ecológicos e muita diversão com os monitores.


Fazendinha

Tem fogão e fornos à lenha, moinho de engenho, alambique, casa da farinha, e claro, quitutes da fazenda.


Queima do alho

Culinária típica das comitivas dos peões de boiadeiro que viajavam "mundão afora" levando o gado. Consta que as viagens duravam de três a seis meses, daí a preocupação de leval no lombo de animais, alimentos não perecíveis.

A Queima do Alho traz em seu cardápio: arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. A comida é preparada em fogão improvisado, bem próximo ao chão.


Souvenirs Os Independentes

A loja de Souvenirs tem uma grande variedade de produtos para você presentear quem você gosta. São canetas, chaveiros, camisetas, bonés e muitos outros itens.

Leve um "pedacinho" da nossa terra, adquirindo um produto com a marca oficial da maior Festa de Rodeios.


Informações gerais

A história da criação da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos começa com o nascimento do Clube na tarde do dia 15 de julho de 1955, num bar. Vários rapazes da sociedade barretense resolveram então, fundar uma agremiação, logo batizada de "Os Independentes", pois seus sócios deveriam ser solteiros e financeiramente auto-suficientes.

A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos não nasceu de um simples capricho desse grupo de rapazes, mas sim como justa homenagem ao importante personagem da história econômica e cultural desta região, que é o Peão de Boiadeiro. A Festa tem no Rodeio sua principal e mais autêntica atração.

Os Independentes
Departamento de Turismo
Rod. Brig. Faria Lima, km 428
CEP: 14.780-970 - Barretos-SP


Conheça o Parque