Acesse
também:

Imprensa

COMPRE SEU INGRESSO
AQUI

COMUNICADO DE
ADIAMENTO

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatudo da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente. Entre as ações na Festa está o "Desafio do Bem", que somente nos últimos anos arrecadou mais de R$ 5 milhões para o Hospital de Amor. Através do evento, artistas e grandes marcas também viabilizam doações para a Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital.

Durante todo o ano ainda são realizadas outras ações e doações para Barretos como a Santa Casa e entidades assistenciais, incluindo asilos, creches e casas de apoio.

Bem Estar Animal

A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos e todos os eventos promovidos pela Associação Os Independentes possuem o compromisso ético com o bem-estar dos animais. Desde 2008, a instituição mantém o ECOA (Centro de Estudo do Comportamento Animal), que possui amparo em pesquisas realizadas pela FUNEP (Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão) da Unesp de Jaboticabal e pela Colorado University, nos Estados Unidos.

Além disso, todas competições e eventos seguem a legislação e norma vigentes como a Lei 10.519, de 2002, que dispõe sobre a promoção e defesa sanitária animal nos rodeios, e o "Manual de Boas Práticas para Bovinos participantes de Atividades Esportivas Equestres", da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha).

Em 2020, em conjunto com a ABQM e outras associações de criadores e entidades, Os Independentes participou da elaboração e assinaram o "Protocolo Sanitário Unificado Equinos e Bovinos", que tem entre os seus pilares o bem-estar animal e foi entregue às secretarias de Agricultura e Abastecimento e de Esportes do Estado de São Paulo.

Educação

O Rancho do Peãozinho, que recebe mais de 70 mil visitas durante a Festa do Peão, é um espaço dedicado exclusivamente às crianças e conta com uma programação repleta de atividades socioeducativas ao longo do evento.

Entre as atrações durante a Festa estão: exposição de animais e informações sobre a origem de alimentos em uma mini fazenda, centros de orientações sobre reciclagem e meio ambiente na Vila Ecológica, ações de higiene pessoal e saúde bucal no Escovódromo, noções de segurança viária e do trânsito em uma mini cidade, além de diversas atrações culturais visando a preservação da tradição e cultura sertaneja. Também são realizadas ações em parceria com escolas e entidades assistenciais para conhecer o universo e a cultura sertaneja, cuidados em relação ao meio ambiente e a tradição do Peão Boiadeiro.

Ao longo do ano, o Rancho do Peãozinho fica aberto ao público com suas atrações fixas como o mini zoológico, exposição de réplicas de dinossauros, playground, lanchonete, quadra e muito espaço verde.

Cultura

A Associação Os Independentes, por meio da Festa do Peão, mantém espaços e atividades visando a preservação e manutenção da cultura e tradições.

No Ponto de Pouso do Parque do Peão, os visitantes têm a oportunidade de conhecer a culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro que é a tradicional "Queima do Alho", além dos concursos em que os participantes preparam o prato em um "fogão" improvisado no chão como era realizado durante as viagens. O mesmo espaço conta ainda com apresentações e concursos de berrante e catira.

Na Festa, a diversidade cultural fica por conta do Palco Culturando, na área da feira comercial, que reúne mais de dois mil artistas de todo Brasil por meio de apresentações de dança, música, performances, encenações e exposições.

As raízes da música sertaneja ganham espaço no Concurso Violeira Rose Abrão, que conta com a participação de duplas, compositores e cantores do estilo musical típico do interior e no Palco das Raízes Sertanejas, espaço que recebe exclusivamente música típica, declamações, dança catira e apresentações de toque de berrante.

Patrocinadores

Apoiadores