Acesse
também:

Imprensa

COMPRE SEU INGRESSO
AQUI

COMUNICADO DE
ADIAMENTO

Concurso do Berrante

A história do peão de boiadeiro é cheia de tradições e significados e o instrumento berrante faz parte desta história e foi um importante elemento no desbravamento de terras desconhecidas pelos tropeiros.

O concurso envolvendo o símbolo do sertanejo faz parte desde a primeira edição da maior festa de peão da América Latina. Com este concurso, o evento elege e homenageia os melhores berranteiros do país, além de manter viva a tradição do toque do berrante.

A disputa tem duração de cerca de uma hora e acontece sempre no último sábado da festa. Cerca de 15 pessoas são classificadas para participar da final, incluindo homens e mulheres.

O concurso recebe concorrentes de todas as regiões do país sendo que os três primeiros recebem uma premiação. Os berranteiros devem fazer cinco toques no instrumento que são avaliados por uma comissão especial. (veja toques de berrante no Box)

O coordenador do Concurso do Berrante é Armando Garcia.

O Berranteiro deverá saber os 5 toques principais do berrante, são eles:

- Saída ou Solta, para despertar a boiada de manhã. É um toque sereno.
- Estradão, toque que reanima a boiada na estrada. É repicado, semelhante ao soldado marchando.
- Rebatedouro, toque de aviso de perigo. Semelhante ao toque do clarim. Queima do Alho, aviso aos peões da hora do almoço.
- Floreia, toque livre, pode ser uma música para divertimento.

História

O Berrante é um instrumento feito de chifre de boi e detalhes em couro. Utilizado pelos peões de boiadeiro, ele emite sons agudos e graves, e cada toque é uma senha, avisando a hora do almoço, o toque de recolher, toque de perigo e orienta o sinueiro (boi que comanda a boiada, boi experiente, esperto). Hoje, embora nem tanto utilizado para esta finalidade, o berrante ainda encanta os turistas e visitantes da festa. Conseguir tirar um belo som do berrante exige muita habilidade do berranteiro.

Alceu Garcia (foto) é um dos berranteiros que mais venceram o Concurso.

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.

Patrocinadores

Apoiadores