COMPRE SEU INGRESSO
AQUI

COMUNICADO DE
ADIAMENTO

História

A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos nasceu em 1956, como o primeiro evento do gênero realizado na América Latina. Desde a primeira edição, realizada embaixo de uma de lona de circo, até hoje, o evento não apenas cresceu e se solidificou, como se tornou a mais importante referência cultural sertaneja do interior brasileiro. Atualmente com repercussão internacional, compõem o Calendário Mundial de peões de todos os cantos.

Ao completar em 2005 seus 50 anos de história, a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos destaca-se no cenário nacional como um dos mais antigos eventos de entretenimento, com uma história de crescimento, sucesso e projeção.

Década de 50

Fundação do Clube "Os Independentes" em 15 de julho de 1955. Realização da 1ª Festa do Peão em 1956, a festa era realizada em 2 dias, com apresentações da Catira, Danças do Folclore brasileiro, Conjuntos de Violeiros, Queima do Alho e Desfile típico com carros de boi e conjuntos folclóricos e Pau de Sebo. Não havia eleição para a Rainha, o clube escolhia uma moça da cidade para ser a representante da festa. As primeiras festas eram realizadas em circos alugados, do Patativa e do Fubeca (donos de circos). Nesta década o Rodeio, que veio substituir as "Cavalhadas" que simbolizava a luta dos Cristãos contra os Mouros, já era a atração principal da festa que empolgavam os espectadores que se identificavam com o evento que mistura esporte com o trabalho diário nas fazendas.

1.955

No dia 15 de julho, um grupo de 20 jovens, sentados numa mesa de bar, funda "Os Independentes", na cidade de Barretos (SP). Para fazer parte deste grupo, os pretendentes deveriam ser maiores de 22 anos, solteiros e independentes financeiramente, pois a intenção do grupo era arrecadar recursos para entidades assistenciais durante os festejos do aniversário da cidade. Fica também estabelecido, que o mandato do presidente seria de um ano, podendo prorrogar por mais um. Antonio Renato Prata, por ser o autor da idéia, é o primeiro presidente.

João Café Filho

Presidente da República

Jânio da Silva Quadros

Governador do Estado

René Ferreira Pena

Prefeito Municipal de Barretos

Antonio Renato Prata

Presidente de Os Independentes

1.956

Joaquim Luiz Goulart, aos 24 anos, assume a presidência. Numa reunião fica estabelecida a programação do evento que contaria com gincanas, partidas de futebol e pau-de-sebo. Uma competição de doma de cavalos serve como inspiração para provas do dia do aniversário da cidade, 25 de Agosto. É realizada a 1ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, nos dias 25 e 26 de agosto, num velho picadeiro de circo de touradas no Recinto Paulo de Lima Correa. É a primeira festa oficial do gênero no Brasil. Aníbal Araújo, um peão de fazenda entra para a história como 1º campeão. Orlando Araújo (comerciante) e Orestes Ávila (fazendeiro), ambos sócios fundadores de "Os Independentes", são os apresentadores da Festa, na base do megafone. Alaor de Ávila fica incumbido de promover a festa, arrumar os cavalos e convidar os peões. A tropa foi de Ismar Jacinto, da cidade de Franca (SP), que não cobrou nada para trazer seus animais. Arthur Vaz de Almeida, o "Tuti", organiza o Rancho nº 1, que serve como escritório. O pecuarista Beto Junqueira foi o juiz.

Juscelino Kubitschec

Presidente da República

Joaquim Goulart

Presidente de Os Independentes

Lecy Correa

Rainha da Festa

1.957

Na arena de Barretos Anésio Teixeira da Silva é o campeão.

Benedito Realindo Correa

Prefeito Municipal de Barretos

1.958

Luis Gonzaga de Araújo, barretense de coração, confirma a fama de peão "duro" e vence o rodeio. José Domingos o Zequinha, assume a presidência de "Os Independentes".

José Sebastião Domingos

Presidente de Os Independentes

1.959

Zé Ribeiro começa sua trajetória de vitórias no Barretão. É o primeiro não-barretense a vencer a competição, já na sua 4ª edição. Joaquim Luiz Goulart retorna ao posto de presidente de "Os Independentes".

Carvalho Pinto

Governador do Estado

José Amêndola Neto

Prefeito Municipal de Barretos

Nasta Rosa

Rainha da Festa

Década de 60

A festa que já era conhecida por todo país passa a ser realizada em 5 dias, com apresentação de peões estrangeiros (Argentina, Paraguai e Uruguai) e danças do folclore Sul-Americano e de várias regiões do Brasil, em 1964 o evento foi declarado de utilidade pública e oficializado por Lei Estadual em 1964. Em 1967 o clube adquire seu primeiro patrimônio, um prédio dentro da cidade onde se instalou a sua sede administrativa. O início do patrimônio foi fundamental para mudanças na sua política. Nesta época a festa conta com a presença de artistas famosos como Chico Buarque e Mazzaropi.

1.960

Barretos retoma a hegemonia, com Uides Garcia da Rocha vencendo a 5ª. edição do evento. Alaor de Ávila assume pela primeira vez, o comando de "Os Independentes". Maurício Lourenço Faria monta, pela primeira vez, na arena de Barretos. Começava ali a carreira de um dos maiores nomes do esporte.

Cristiano de Carvalho

Prefeito Municipal de Barretos

Alaor de Ávila

Presidente de Os Independentes

Adenir Ribeiro

Rainha da Festa

1.961

Zé Ribeiro repete a façanha no Barretão, é o primeiro peão a vencer por duas vezes o rodeio, montando o cavalo "Siridó" do Claudionor Gonçalves "Branquinho", Maurício Faria chega em 2º. O Banco Bradesco acredita no rodeio e começa a patrocinar a Festa de Barretos. Roberto de Ávila Lima, irmão de Ávila, assume a presidência.

Roberto de Ávila

Presidente de Os Independentes

Isa Nogueira

Rainha da Festa

1.962

Novamente dá Zé Ribeiro, é bicampeão e por três vezes considerado o melhor peão do país. Zé divide o primeiro lugar no podium com Maurício Faria, é a primeira vez que dá empate na Festa. Maurício montou o cavalo "Cacique" do Zé Capitão, o cavalo estava invicto.

João Goulart

Presidente da República

1.963

Zé Ribeiro se torna o único peão a vencer por três vezes consecutivas e se torna tetra-campeão. Aníbal Araújo, primeiro campeão de Barretos abandona as arenas. José Brandão Tupynambá é eleito para a presidência de "Os Independentes".

Adhemar Barros

Governador do Estado

José Tupynambá

Presidente de Os Independentes

Aparecida Rama

Rainha da Festa

1.964

A Festa de Barretos é declarada por Decreto Estadual como de "Utilidade Pública" pela importância econômica para o município. João Vaz de Almeida interrompe a seqüência de vitórias de Zé Ribeiro, conquistando na potra "Carabina", do Zé Capitão. Tupynambá é reeleito presidente. Arthur Oscar Vaz de Almeida. "Seo Tuti Junqueira" começa a exercer a função de juíz de rodeio em Barretos.

Castello Branco

Presidente da República

João Rocha

Prefeito Municipal de Barretos

Romilda Maia

Rainha da Festa

1.965

Um peão uruguaio, Pablo Teixeira Cardoso, leva a melhor sobre o barretense Osmar Marchi, o melhor peão do momento, e vence a final de Barretos. Pablo fez questão de montar na final com os olhos vendados.

Bié Machione

Presidente de Os Independentes

Leda Queiroz

Rainha da Festa

1.966

Um "pretinho" como ele mesmo costumava se identificar começa sua carreira de locutor. Seu nome: Antonio de Souza, de Regente Feijó (SP), mais conhecido como "Zé do Prato", usando sua criatividade, dá novos rumos a narração de rodeios, fazendo orações na abertura e encerramento da festa e tocando o Hino Nacional, em sinal de patriotismo. Osmar Marchi (Barretos - SP) vence. Pela primeira vez, um rodeio em casa.

1.967

"Os Independentes" conseguem adquirir sua sede própria. Um casarão no centro da cidade, construído em 1912. Osmar Marchi confirma sua fama de ser o melhor peão do ano, vencendo novamente em Barretos. Nivaldo Gomes substitui Roberto de Ávila na presidência.

Costa e Silva

Presidente da República

Abreu Sodré

Governador do Estado

Nivaldo Gomes

Presidente de Os Independentes

Beatriz Jacinto

Rainha da Festa

1.968

"Os Independentes" mudam os estatutos: a partir deste ano os membros poderiam se casar, apesar de que, para ingressarem no corpo associativo teriam que ser solteiros. Benedito Alves de Souza, o "Bene", mineiro de Bom Despacho vence no Barretão.

Ana Rosa

Rainha da Festa

1.969

Um empate divide novamente o primeiro lugar em Barretos. O título fica com João José dos Santos, o "Terra Seca" (Jacobina -BA) e Geraldo Ribeiro "Goiano" de Carvalho (Jaraguá-GO). Daniel Bampa Neto assume pela primeira vez a presidência de "Os Independentes".

Daniel Bampa Neto

Presidente de Os Independentes

Ana Maria

Rainha da Festa

Década de 70

Acontece o primeiro concurso para a escolha da Rainha em 1970. A primeira visita de um presidente acontece em 1972 o então presidente Emílio Garrastazu Médici vem conhecer e prestigiar a festa. Nesta época foi lançada a idéia da construção do Parque do Peão. "Os Independentes" também criam o 1º Baile típico - Peão e Sambão realizado na sede social do clube Grêmio Literário e Recreativo de Barretos.

1.970

Germano Felix (Paranavaí - PR) é o primeiro peão paranaense a vencer na arena mais famosa do Brasil.

Emilio Médici

Presidente da República

Adelaide Coutinho

Rainha da Festa

1.971

Alaor de Ávila retorna ao posto de presidente de "Os Independentes" depois de 11 anos afastado. Laurindo Bernardes (Jales-SP) é o campeão.

Laudo Natel

Governador do Estado

Margarida Cunha

Rainha da Festa

1.972

Benedito Alves de Souza é novamente o campeão em Barretos, ele vence o duelo contra as feras Geraldo "Goiano" de Carvalho, Laurindo Bernardes, Maurício Faria, Orides do Nascimento e José Ribeiro. A empresa Heublein, fabricante do uísque Drurys, é a primeira empresa a colocar "merchandising" na arena do Barretão. O presidente da República Emílio Garrastazu Médici juntamente com o presidente da Volksvagem - Mr. Sauer. participam da abertura da Festa.

Maria Alice

Rainha da Festa

1.973

A Volkswagem do Brasil torna-se o primeiro patrocinador oficial do rodeio brasileiro. Laurindo Bernardes (Jales-SP), repete 1971 vencendo novamente em Barretos e é o primeiro peão a ganhar um carro como prêmio, um Fusca 1300. A modalidade de montarias em touro é apresentada apenas como exibição (sem premiação). O primeiro tropeiro de touro que trouxe os animais para as apresentações em Barretos foi João Gargalaque. Novidade no rodeio, não havia peão de touro, assim os peões de cavalo se arriscavam na montaria em touro.

Maria Alice

Rainha da Festa

1.974

Mesmo em recuperação de uma fratura na perna, Orídes Edson do Nascimento vence em Barretos. Na capital, São Paulo, eram realizadas apresentações de montaria em touro organizadas pelo tropeiro João Gargalaque com a apresentação do peão mascarado que atendia pelo nome de Toninho Cabeludo. Foram nesses rodeios relâmpagos, realizados em apenas um dia, que o futuro campeão de Barretos Pedro Gomes Aragão iniciou suas montarias.

Ernesto Geisel

Presidente da República

Ary Ribeiro

Prefeito Municipal de Barretos

Hugo Resende

Presidente de Os Independentes

Cristina Grota

Rainha da Festa

1.975

O baiano Pedro Gomes de Aragão começa sua trajetória como um dos maiores campeões da história do rodeio nacional, vencendo em Barretos, aos 26 anos. É o primeiro carro de sua brilhante carreira. Virgílio de Ávila Lima assume o posto de presidente de "Os Independentes".

Paulo Egydio

Governador do Estado

Virgilio de Ávila

Presidente de Os Independentes

Elenice Ramos

Rainha da Festa

1.976

Pedro Aragão repete a dose e é novamente o campeão em Barretos.

Nagila Roquetti

Rainha da Festa

1.977

Valter Teixeira Vilera o "Bill" interrompe a seqüência de vitórias do Pedro Aragão, vencendo em Barretos. José Sebastião Domingos, o "Zequinha" volta a ser o presidente. A Festa conta com a presença do Governador Paulo Egídio Martins. O barretense Rubico de Carvalho Filho, o "Rubiquinho" depois de morar algum tempo nos Estados Unidos, traz a corda americana e a chaparreira de couro para Barretos.

Melek Geraige

Prefeito Municipal de Barretos

Tânia Vedovato

Rainha da Festa

1.978

Carlos Roberto dos Santos sai da capital para vencer no interior. É o campeão na arena de Barretos.

Márcia Soares

Rainha da Festa

1.979

Tarcísio Pinheiro de Tupã-SP vence a prova de cavalo e Paulo Eduardo Schneider de Fernandópolis-SP é campeão em touro.

João Figueiredo

Presidente da República

Paulo Maluf

Governador do Estado

Tânia Ribeiro

Rainha da Festa

Década de 80

Nos anos 80 ocorreram mudanças muito significativas para consolidar a festa como o maior evento country do país.

No início desta década o traje do peão oficialmente deixa de ser a bombacha, o lenço usado no pescoço, o cinturão de couro - mais conhecido como "guaiaca" e a bota de cano longo toda de fivelas. O jeans justo no corpo e o cinto de couro fechado com a larga fivela são assumidos pelos peões sob a influência americana.

Em 1980 o clube amplia seu patrimônio com a aquisição de uma gleba de 40 alqueires para a instalação do Parque do Peão. A internacionalização do rodeio veio com o início das montarias em touros em 1983. A 30º edição da festa, 1985, foi realizada no novo espaço e levou milhares de visitantes de todo o país. Em 1989 foi inaugurado o Estádio de Rodeios, projetado por Oscar Niemeyer, com capacidade para 35 mil espectadores sentados. Também marcaram esta época, o início do Festival da Violeira, a 1º Festa do Peãozinho e a presença dos presidentes João Figueiredo e José Sarney.

1.980

Alceu Garcia (Barretos-SP), melhor berranteiro do Brasil, homenageia o jubileu de prata da Festa, tocando o Hino Nacional. Donizete Alves estréia como locutor oficial e narra a montaria de Gilmar Pereira, o campeão em cavalos. Gilmar montou na final, o cavalo "Bronze", de Roberto Conde. Parando em cima do touro "Canarinho" de Murílio Tibério, Tião Procópio vence a modalidade.

Lucimar Adamo

Rainha da Festa

1.981

Pedro Aragão consegue a façanha de vencer por três vezes, em Barretos. "Os Independentes" Adquirem 40 alqueires de terras para a implantação do Parque do Peão, na gestão de Daniel Bampa Neto. É que o recinto Paulo de Lima Corrêa era pequeno para receber tanto público.

Marli Silva

Rainha da Festa

1.982

A modalidade de montaria em touros não é realizada em Barretos, gerando protestos dos peões e público, que exigem sua oficialização.

José Maria Marin

Governador do Estado

Sebastião Machado

Presidente de Os Independentes

Joana D'arc

Rainha da Festa

1.983

Com a entrada de Marcos Abud Wohnrath para a Diretoria de Rodeio, onde permaneceria por mais de vinte anos, o rodeio em touros passa a figurar o calendário oficial da Festa de Barretos, depois de muita resistência e auxiliado pelo companheiro "Tuca" - Olinto Rodrigues de Sá Filho. A premiação se iguala a de cavalos. Airton Filho, de Riolândia-SP é o primeiro campeão, da agora oficial, montaria em touros de Barretos.

Franco Montoro

Governador do Estado

Uebe Rezeck

Prefeito Municipal de Barretos

Flávio Silva

Presidente de Os Independentes

Lucrécia de Ávila

Rainha da Festa

1.984

Barretos inova outra vez, realizando o 1º Festival de Música Raiz, a "Violeira", resgatando a imagem dos antigos cantores sertanejos. No final deste ano, Mussa Callil Neto, presidente, começa a viabilizar a transferência da festa para o Parque do Peão. Para executar o projeto ele e toda a diretoria estiveram no Rio de Janeiro conhecendo a estrutura que estava sendo montada para a realização do Rock In Rio.

Mussa Calil

Presidente de Os Independentes

Vanilda de Souza

Rainha da Festa

1.985

Ainda na gestão de Mussa Callil Neto, "Os Independentes" inauguram o Parque do Peão, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Vilmar Felipe de Paulo de Faria-SP confirma sua fama vencendo na modalidade em touros.

José Sarney

Presidente da República

Vanessa Pizarro

Rainha da Festa

1.986

Salustiano Ribeiro da cidade de Paulo de Faria-SP consegue o bi-campeonato em montarias de touros em Barretos. Amarildo Francisco (São José do Rio Preto-SP) Leva o prêmio na montaria em cavalos.

João Paulo

Presidente de Os Independentes

Fernanda Pádua

Rainha da Festa

1.987

Na gestão de Marcos Abud Wohnrath, Barretos realiza a 1ª Festa do Peãozinho de Rodeio. Vilmar Felipe também consegue o bi-campeonato em touros. Jair Honório de Mirassol D'Oeste-MS leva a melhor sobre a potra "Overdose" da Cia. WR, de Waltinho Biasi, sendo o campeão. O então Presidente da República, José Sarney Filho, visita a Festa e libera a verba de US$ 2 milhões para a construção do Estádio de Rodeio.

Orestes Quercia

Governador do Estado

Milton Ferreira

Prefeito Municipal de Barretos

Marcos Abud

Presidente de Os Independentes

Raquel Pintan

Rainha da Festa

1.988

Vitor de Souza o "Vitão" de Araçatuba-SP vence em Barretos, no lombo do touro "Pelé". Da Cia Paulo Emílio. Asa Branca estréia na arena de Barretos.

Heloísa Marques

Rainha da Festa

1.989

Na gestão de João Paulo Nogueira, Barretos inaugura seu estádio de rodeios com capacidade para 35 mil pessoas sentadas.

Ibraim Martins

Prefeito Municipal de Barretos

Ana Silvia

Rainha da Festa

Década de 90

Em 1994 aconteceu o primeiro evento internacional com presença de peões americanos, canadenses e australianos, este acontecimento tornou possível a Barretos, sediar uma das etapas da P.B.R. (Professional Bull Riders), onde o vencedor tinha a oportunidade de competir com os melhores profissionais de rodeio do mundo, na final de montarias de touros que acontece um Las Vegas. Em 1996 foram incorporados à área do Parque do Peão mais 10 alqueires. As festas vão ficando cada vez mais animadas com a realização de grandes shows e a presença de artistas internacionais, Garth Brooks e Alan Jackson.

1.990

Jair Honório de Oliveira, de Mirassol D'Oeste-MT, é o campeão de cutiano e Milton Célio Rosa, de Paulo de Faria-SP, é o campeão da montaria em touros.

Fernando Collor

Presidente da República

Juliana Domingues

Rainha da Festa

1.991

Emílio Carlos dos Santos, o "Cacá", assume a presidência de "Os Independentes". Barretos registra o maior número de montarias, 950 e entra para o Guinness Book. Eder Arce, no lombo do touro "Sapeca" e Rosanjo de Souza, no cavalo "Faraó" são os campeões.

Fleury Filho

Governador do Estado

Cacá Santos

Presidente de Os Independentes

Sandra Masalskiene

Rainha da Festa

1.992

Vergílio de Gonçalves, aos 20 anos vence o rodeio de Barretos.

Gisele Barbosa

Rainha da Festa

1.993

Mauri Abud Wohnrath, irmão de Marcos Abud, assume a presidência de "Os Independentes" e embarca para os Estados Unidos na companhia de Wilson Franco de Britto e Andrew MacNab para realizar as primeiras negociações de montarias de peões estrangeiros em Barretos, sonho antigo de Marcos Abud. Adriano Moraes pega carona nessa viagem e no ano seguinte volta para os Estados Unidos, agora patrocinado pelo Frigorífico Anglo, sendo o primeiro brasileiro a ser patrocinado e montando fora do país. Barretos faz o 1º Barretos International Rodeo, numa disputa com cowboys americanos, canadenses e mexicanos. Em cavalos dá Vergílio Gonçalves. Pela primeira vez a Brahma lança latinhas de cerveja com o design da Festa. A Violeira passa a se chamar "Rose Abrão", em uma justa homenagem a um dos maiores incentivadores e promotores da verdadeira música raiz.

1ª Lata de Cerveja com Design da Festa

Itamar Franco

Presidente da República

Nelson James

Prefeito Municipal de Barretos

Mauri Abud

Presidente de Os Independentes

Lilian da Silva

Rainha da Festa

Mozarte R. Junior

Peão Campeão em Touro

1.994

A 39ª Festa de Barretos supera as expectativas com o brasileiro Sigmar Colatrúglio (Potirendaba-SP) superando o americano Clint Branger e vencendo o 2º Barretos International Rodeo: Luís Antonio Nascimento, vence em cavalos (cutiano), Fabrício Alves, vence o bareback, com Credenci da Cunha sendo o campeão da 1ª prova de Saddle Bronc (sela americana). As provas de rodeio completo são apenas em caráter experimental, com Luciney "Testa" Nogueira vencendo no Bull Dogging e Laço de Bezerro. Tuff Hedeman vence a montaria em touro e aprova o rodeio de Barretos, juntamente com Jim Sharp.

Juliana Sarri

Rainha da Festa

1.995

Vergílio Gonçalves é tricampeão em cavalos e Edson Avelino vence o Barretos International Rodeo. As 8 provas do rodeio completo começam a fazer parte, como experiência na Festa que passa a figurar o Guinness Book como o maior evento do mundo. Barretos oficializa as provas de rodeio completo, incluindo no seu calendário de eventos.

Fernando Henrique

Presidente da República

Mário Covas

Governador do Estado

Jerônimo Muzetti

Presidente de Os Independentes

Marina Froner

Rainha da Festa

1.996

No dia 29 de janeiro, os grupos de rodeios de Barretos-SP, Jaguariúna-SP, Presidente Prudente-SP e Goiânia-GO, inicíam as atividades da Federação Nacional de Rodeio Completo (FNRC). Márcio Benedito Ferreira (Pulguinha) alcança 93 pontos no lombo do touro "Pedra 90", do tropeiro Cidon de Iturama-MG, na semi-final de Barretos.

Hellen Ganzarolli

Rainha da Festa

1.997

Barretos realiza a 42ª Festa do Peão e o 5º Barretos International Rodeo, integrando pela primeira vez uma etapa do Mundial da Professional Bull Riders (PBR). Paulo Henrique Linares de Guzolândia-SP, supera Rogério Ferreira, americanos, canadenses, australianos, mexicanos; e vence José Mariano de Auriflama-SP, vence em cavalos (cutiano).

Rosemeire Fornel

Rainha da Festa

1.998

Barretos realiza a 43º Festa do Peão e 6º International Rodeo, e mais uma vez é sede de uma das etapas da PBR.

Aline Macedo

Rainha da Festa

:: 1999 :: - 44ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos

Realizada a 44ª Festa do Peão e o 7º Barretos International Rodeo, integrando mais uma vez o Campeonato da PBR. Duas "zebras" vencem o rodeio: Zeius Cruz Fonseca, em cavalos e Neyliowan Tomazelli em touros. Durante o evento o deputado Vanderlei Macris assina a Lei Nº 268/8, aprovada por unanimidade pela Assembléia Legislativa de São Paulo em julho, que regulamenta o rodeio em todo o Estado.

Especialmente desenvolvido para a garotada, nasce o Rancho do Peãozinho, uma atração a parte na Festa, que mostra a cultura e o folclore sertanejo em uma área de 30 mil m². Ali acontecem atividades diversas e especialmente voltadas às crianças.

Presidente da República – Fernando Henrique Cardoso
Governador do Estado – Mario Covas Junior
Prefeito Municipal de Barretos – Dr. Uebe Rezeck
Presidente de Os Independentes – José Mendes Santana
Rainha da Festa – Joyce Ribeiro G. da Rocha
Peão Campeão Cutiano – Zeius Cruz Fonseca
Peão Campeão Touro – Neyliowan Mulinari Tomaselli
16ª Violeira “Rose Abrão”– A Coisa Está Esquisita (Cássio e Cacildo)
7º Barretos International Rodeo

Fernando Henrique

Presidente da Republica

Mario Covas

Governador do Estado

Dr. Uebe Rezek

Prefeito Municipal de Barretos

Mendão

Presidente de Os Independentes

Joyce Rocha

Rainha da Festa

Zeius Cruz Fonseca

Peão Campeão Cutiano

Neyliowan Mulinari Tomaselli

Peão Campeão Touro

Século 20

:: 2000 :: - 45ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos

Presidente da República – Fernando Henrique Cardoso
Governador do Estado – Mario Covas Junior
Prefeito Municipal de Barretos – Dr. Uebe Rezeck
Presidente de Os Independentes – José Mendes Santana
Rainha da Festa – Camila Guimarães Carvalho
Peão Campeão Cutiano – Antonio Juscelino da Costa
Peão Campeão Touro – Marcio Suzuki
17ª Violeira “Rose Abrão”– Último Troféu (Ivo de Souza e Janguinho)
8º Barretos International Rodeo

Fernando Henrique

Presidente da Republica

Mario Covas

Governador do Estado

Dr. Uebe Rezek

Prefeito Municipal de Barretos

Mendão

Presidente de Os Independentes

Camila Guimarães

Rainha da Festa

Antonio Juscelino da Costa

Peão Campeão Cutiano

Marcio Suzuki

Peão Campeão Touro

Século XXI

O mundo globalizado pede transformações, porem sem perder o foco na historia e seus acontecimentos em todas as partes.

:: 2001 :: - 46ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos

Elton Barbosa de Douradina-PR é o campeão em touro e Heleno Pimenta de Jussara-GO é o campeão da modalidade cutiano. Em outubro deste ano, no Mundial Toyota, em Jaguariúna, SP o peão Neyliowan Tomazeli, de Poloni-SP foi sorteado para montar o touro Bandido, nesta época, pertencente ao tropeiro Neto Oger. Aberta a porteira, o competidor antes dos 8 segundos foi parar na areia e depois arremessado pelo touro a quase seis metros de altura. Em razão do acidente ficou durante nove meses sem poder montar. O tombo filmado por emissoras de TV e veiculado em diversos programas tornou-se motivo de comentários de fundo de brete. E o touro acabou virando uma espécie de "atração nacional". Criação e organização da 1ª Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Peões de Rodeio.

Presidente da República – Fernando Henrique Cardoso
Governador do Estado – Geraldo Jose Rodrigues Alckimin Filho
Prefeito Municipal de Barretos – Dr. Uebe Rezeck
Presidente de Os Independentes – Hussein Gemha Junior
Rainha da Festa – Jaqueline Brito
Peão Campeão Cutiano – Heleno Pimenta
Peão Campeão Touro – Elton Barbosa
18ª Violeira “Rose Abrão”– Peão Centenário (Gedeão da Viola e Sidnei)
9º Barretos International Rodeo

Fernando Henrique

Presidente da Republica

Geraldo Alckmin

Governador do Estado

Dr. Uebe Rezek

Prefeito Municipal de Barretos

Hussein Gemha

Presidente de Os Independentes

Jaqueline Brito

Rainha da Festa

Heleno Pimenta

Peão Campeão Cutiano

Elton Barbosa

Peão Campeão Touro

:: 2002 :: - 47ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos

A Festa passa a ser realizada durante 11 dias.

Em 17 de julho o presidente Fernando Henrique Cardoso sanciona o projeto de lei que dispõe sobre a promoção e a fiscalização da defesa sanitária animal, quando da realização de rodeio. O projeto, de autoria do deputado Jair Meneghelli, traz obrigações e punições para os organizadores de rodeio e peões. A sanção da lei é uma das grandes vitórias dos profissionais e organizadores do evento no país, que teve início em abril de 2001, com a instituição da lei 10.220/2001 que considera o peão de rodeio como atleta profissional.

Sob o lema "Uma Festa Para Toda a Família!" acontece a 47ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. O 10º Barretos International Rodeo através do patrocínio Wrangler oferece a maior premiação para o campeão em touros oferecida em um rodeio. O bi-campeão mundial de rodeios Adriano Moraes e o campeão 2001 da FNRC, Paulo Crimber ficam fora da disputa por motivos de saúde. O prêmio Wrangler fica para Ananias Pereira, peão da cidade de Pompéia-SP. Na modalidade cutiano o campeão é José Damião da Silva de Colorado-PR. Acontece a apresentação da prova de Team Peaning considerada a mais familiar do rodeio brasileiro, pois envolve competidores que são parentes entre si. Uma dupla de mulheres Juliana Andrade e Jucimara, de Taboão da Serra, SP, vence a 19ª Violeira "Rose Abrão", festival de música raiz da Festa de Barretos.

Presidente da República – Fernando Henrique Cardoso
Governador do Estado – Geraldo José Rodrigues Alckimin Filho
Prefeito Municipal de Barretos – Dr. Uebe Rezeck
Presidente de Os Independentes – Emilio Carlos dos Santos
Rainha da Festa – Gabriela Pacheco
Peão Campeão Cutiano – José Damião da Silva
Peão Campeão Touro – Ananias Pereira
19ª Violeira “Rose Abrão”– Invernada da Recordação (Juliana Andrade e Jucimara)
10º Barretos International Rodeo

Fernando Henrique

Presidente da Republica

Geraldo Alckmin

Governador do Estado

Dr. Uebe Rezek

Prefeito Municipal de Barretos

Emilio Carlos dos Santos

Presidente de Os Independentes

Gabriela Pacheco

Rainha da Festa

José Damião da Silva

Peão Campeão Cutiano

Jananias Pereira

Peão Campeão Touro

:: 2003 :: - 48ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos

Este ano não são realizadas as provas de Laço em Dupla e Laço de Bezerro na 48ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos por falta de redutor de impacto para o animal. O Team Penning deixa de ser uma apresentação, distribui R$ 20 mil em prêmios e entra para o Rodeio Completo, tem como campeões o trio de Novo Horizonte-SP, Adaldio Castilho, José Mario Vilela e Sebastião do Vale. José Vieira da Silva de Tupaciguara-MG é campeão da prova de cutiano e Gimauro Fonseca de Atibaia-SP vence a prova de touros. O touro Bandido da tropa de Paulo Emílio é desafiado pelos peões Neyliowan Tomazeli - da famosa montaria de 2001 no rodeio de Jaguariúna-SP e Ananias Pereira campeão de 2002 em Barretos, mas ambos não atingem o cronômetro de 4 segundos em cima do touro.

Presidente da República – Luiz Inácio Lula da Silva
Governador do Estado – Geraldo José Rodrigues Alckimin Filho
Prefeito Municipal de Barretos – Dr. Uebe Rezeck
Presidente de Os Independentes – Emilio Carlos dos Santos
Rainha da Festa – Ligia Caroline Malandri
Peão Campeão Cutiano – José Vieira da Silva
Peão Campeão Touro – Gimauro Fonseca
20ª Violeira “Rose Abrão”– Barretos Tradição e Progresso (Aurélio Miranda e Adriano)
11º Barretos International Rodeo

Lula

Presidente da Republica

Geraldo Alckmin

Governador do Estado

Dr. Uebe Rezek

Prefeito Municipal de Barretos

Emilio Carlos dos Santos

Presidente de Os Independentes

Ligia Malandri

Rainha da Festa

José Vieira da Silva

Peão Campeão Cutiano

Gimauro Fonseca

Peão Campeão Touro

:: 2004 :: - 49ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos

Jeronimo Luiz Muzetti assume a presidência de "Os Independentes" para a gestão da 49a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Em abril de 15 a 25 acontece a Primeira Pec Show. No mês que antecede a Festa do Peão, de 9 a 11 de julho, é realizado o Primeiro Antigomobilismo. O filme Olga com direção de Jaime Monjardim e Camila Morgado, como protagonista, estréia em Barretos simultaneamente com roteiro de estréia nacional. Os campeões deste ano são Fabiano Vieira de Pérola-PR na Montaria em Touro e Eder Fiori de Aparecida do Taboado-MS na montaria estilo Cutiano. Iniciam-se as gravações da Rede Globo de Televisão para a novela América.

Presidente da República – Luiz Inácio Lula da Silva
Governador do Estado – Geraldo Jose Rodrigues Alckimin Filho
Prefeito Municipal de Barretos – Dr. Uebe Rezeck
Presidente de Os Independentes – Jerônimo Luiz Muzetti
Rainha da Festa – Tatiane Andrade
Peão Campeão Cutiano – Eder Fiori
Peão Campeão Touro – Fabiano Vieira
21ª Violeira “Rose Abrão”– Flor Goiana (Suleiman e Marcos Canela)
12º Barretos International Rodeo

Lula

Presidente da Republica

Geraldo Alckmin

Governador do Estado

Dr. Uebe Rezek

Prefeito Municipal de Barretos

Jerônimo Luiz Muzetti

Presidente de Os Independentes

Tatiana Andrade

Rainha da Festa

Eder Fiori

Peão Campeão Cutiano

Fabiano Vieira

Peão Campeão Touro

:: 2005 :: - 50ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos

Jubileu de Ouro da Festa do Peão

Jubileu de Ouro, 50a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, Jeronimo Luiz preside a festa que acontece durante 18 dias, de 11 a 28 de agosto. É inaugurado o monumento em homenagem aos profissionais de rodeio, na entrada do Parque do Peão. No dia 15 de julho foi aberta a Urna de Os Independentes, interrada no ano de 1984, ocasião de inauguração do Parque do Peão, contendo jornais, revistas e documentos que relatavam a época. Foram plantadas 50 mudas de Ipês e interrada nova urna para ser aberta na 75ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos no Jubileu de Diamante. Lançamento do empreendimento Barretos Thermas Park / Golden Dolphin, hotel com parque aquático e 710 apartamentos, previsto para inauguração em 2008. É inaugurado o Memorial do Peão, no Parque do Peão, com o acervo que conta a história da Festa e de "Os Independentes". A 50a Festa do Peão mais uma vez inova com a primeira Rave dentro de um estádio de rodeio. Os campeões de 2005 são Francisco Henrique Félix Silveira de São José do Rio Preto-SP, na Montaria em Touro e Julio César Camargo de Jales-SP e Arnaldo Gomes da Silva de Frutal-MG na montaria estilo Cutiano. Gravação do final da novela América.

Presidente da República – Luiz Inácio Lula da Silva
Governador do Estado – Geraldo Jose Rodrigues Alckimin Filho
Prefeito Municipal de Barretos – Dr. Emanoel Mariano de Carvalho
Presidente de Os Independentes – Jerônimo Luiz Muzetti
Rainha da Festa – Juliana Resende
Peão Campeão Cutiano – Julio Cesar Camargo/ Arnaldo Gomes da Silva
Peão Campeão Touro – Francisco Henrique Felix Silveira
22ª Violeira “Rose Abrão”– Saudade do Mestre Violeiro (Salles e Guilherme)
13º Barretos International Rodeo

Lula

Presidente da Republica

Geraldo Alckmin

Governador do Estado

Dr. Emanoel Carvalho

Prefeito Municipal de Barretos

Jerônimo Luiz Muzetti

Presidente de Os Independentes

Juliana Rezende

Rainha da Festa

Julio Cesar Camargo

Peão Campeão Cutiano

Francisco Henrique Felix Silveira

Peão Campeão Touro

:: 2006 :: - 51ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos

Presidente da República – Luiz Inácio Lula da Silva
Governador do Estado – Geraldo Jose Rodrigues Alckimin Filho
Prefeito Municipal de Barretos – Dr. Emanoel Mariano de Carvalho
Presidente de Os Independentes – Marcos J. Aboud Wohnrath
Rainha da Festa – Drieli Nascimento
Peão Campeão Cutiano – Antonio Jucelino Costa
Peão Campeão Touro – Otavio Bruno Silva Souza
23ª Violeira “Rose Abrão”– Retrato Falado (Salles e Guilherme)
14º Barretos International Rodeo

Lula

Presidente da Republica

Geraldo Alckmin

Governador do Estado

Dr. Emanoel Carvalho

Prefeito Municipal de Barretos

Marcos J. Aboud Wohnrath

Presidente de Os Independentes

Drielly Nascimento

Rainha da Festa

Antonio Jucelino Costa

Peão Campeão Cutiano

Otavio Bruno Silva Souza

Peão Campeão Touro

:: 2007 :: - 52ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos

Presidente da República – Luiz Inácio Lula da Silva
Governador do Estado – José Serra
Prefeito Municipal de Barretos – Dr. Emanoel Mariano de Carvalho
Presidente de Os Independentes – Marcos J. Aboud Wohnrath
Rainha da Festa – Letícia Queiroz
Peão Campeão Cutiano – Marco Antonio Silva
Peão Campeão Touro – João Paulo Sales
24ª Violeira “Rose Abrão” – Despedida de Poeta – ( Itamaracá e Marciel )
15º Barretos International Rodeo

Lula

Presidente da Republica

José Serra

Governador do Estado

Dr. Emanoel Carvalho

Prefeito Municipal de Barretos

Marcos J. Aboud Wohnrath

Presidente de Os Independentes

Leticia Queiroz

Rainha da Festa

Marco Antonio Silva

Peão Campeão Cutiano

João Paulo Sales

Peão Campeão Touro

:: 2008 :: - 53ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos

Presidente da República – Luiz Inácio Lula da Silva
Governador do Estado – José Serra
Prefeito Municipal de Barretos – Dr. Emanoel Mariano de Carvalho
Presidente de Os Independentes – Jerônimo Luiz Muzetti
Rainha da Festa – Camila Negrão
Peão Campeão Cutiano – Pablo Luis Bertolin
Peão Campeão Touro – Leonil Soares dos Santos
25ª Violeira “Rose Abrão” – Malhas do Fico ( Salles e Guilherme ) – Acima de 25 anos
Tributo Caipira ( Eduardo e Rafael ) – Abaixo de 25 anos
16º Barretos International Rodeo

Lula

Presidente da Republica

José Serra

Governador do Estado

Dr. Emanoel Carvalho

Prefeito Municipal de Barretos

Jerônimo Luiz Muzetti

Presidente de Os Independentes

Camila Negrão

Rainha da Festa

Pablo Luis Bertolin

Peão Campeão Cutiano

Leonil Soares dos Santos

Peão Campeão Touro

:: 2009 :: - 54ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos

Presidente da República – Luiz Inácio Lula da Silva
Governador do Estado – José Serra
Prefeito Municipal de Barretos – Dr. Emanoel Mariano de Carvalho
Presidente de Os Independentes – Jerônimo Luiz Muzetti
Rainha da Festa – Aline Guevara
Peão Campeão Cutiano – Junior César Salles
Peão Campeão Touro – Equipe dos Estados Unidos - PBR
26ª Violeira “Rose Abrão” – Traia Surrada ( Gabriel Dias e Rodrigo )
17º Barretos International Rodeo

Lula

Presidente da Republica

José Serra

Governador do Estado

Dr. Emanoel Carvalho

Prefeito Municipal de Barretos

Jerônimo Luiz Muzetti

Presidente de Os Independentes

Aline Guevara

Rainha da Festa

Junior César Salles

Peão Campeão Cutiano

Paulo Cesar Ferreira de Lima

Peão Campeão Touro

:: 2010 :: - 55ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos

Presidente da República – Luiz Inácio Lula da Silva
Governador do Estado – José Serra
Prefeito Municipal de Barretos – Dr. Emanoel Mariano de Carvalho
Presidente de Os Independentes – Marcos Murta
Rainha da Festa – Camila Barco
Peão Campeão Cutiano – Rivaldo de Lima
Peão Campeão Touro – Tiago Diogo de Faria
27ª Violeira “Rose Abrão” – Cinzas de Pensamento ( Salles e Guilherme )
18º Barretos International Rodeo

Lula

Presidente da Republica

José Serra

Governador do Estado

Dr. Emanoel Carvalho

Prefeito Municipal de Barretos

Marcos Murta

Presidente de Os Independentes

Camila Barco

Rainha da Festa

Antonio Juscelino da Costa

Peão Campeão Cutiano

Tiago Diogo de Faria

Peão Campeão Touro

:: 2011 :: - 56ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos

Presidente da República – Dilma Rousself
Governador do Estado – Geraldo José Rodrigues Alckimin Filho
Prefeito Municipal de Barretos – Dr. Emanoel Mariano de Carvalho
Presidente de Os Independentes – Marcos Murta
Rainha da Festa – Eloiza Moreira
Peão Campeão Cutiano – Marco Antonio da Silva
Peão Campeão Touro – Juberto Morales
28ª Violeira “Rose Abrão” – Rancho de Taipa ( Salles e Guilherme )
19º Barretos International Rodeo

Dilma Rousself

Presidente da Republica

Geraldo Alckmin

Governador do Estado

Dr. Emanoel Carvalho

Prefeito Municipal de Barretos

Marcos Murta

Presidente de Os Independentes

Eloiza Moreira

Rainha da Festa

Marco Antonio da Silva

Peão Campeão Cutiano

Juberto Morales

Peão Campeão Touro

:: 2012 :: - 57ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos

Presidente da República – Dilma Rousself
Governador do Estado – Geraldo José Rodrigues Alckimin Filho
Prefeito Municipal de Barretos – Dr. Emanoel Mariano de Carvalho
Presidente de Os Independentes – Hugo Resende Filho
Rainha da Festa – Kamila Oliveira
Peão Campeão Cutiano – Fabiano Conceição
Peão Campeão Touro – Ted Wad Flora
29ª Violeira “Rose Abrão” – Ventre de Deus ( Célio & Nando )
20º Barretos International Rodeo

Dilma Rousself

Presidente da Republica

Geraldo Alckmin

Governador do Estado

Dr. Emanoel Carvalho

Prefeito Municipal de Barretos

Hugo Resende Filho

Presidente de Os Independentes

Kamila Oliveira

Rainha da Festa

Fabiano Conceição

Peão Campeão Cutiano

Ted Wad Flora

Peão Campeão Touro

:: 2013 :: - 58ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos

Presidente da República – Dilma Rousself
Governador do Estado – Geraldo José Rodrigues Alckimin Filho
Prefeito Municipal de Barretos – Guilherme Ávila
Presidente de Os Independentes – Hugo Resende Filho
Rainha da Festa – Camila Rocha
Peão Campeão Cutiano – Fabiano Conceição
Peão Campeão Touro – Cláudio Crisostomo
30ª Violeira “Rose Abrão” – Parecia que eu estava lá ( Célio & Nando )
21º Barretos International Rodeo

Dilma Rousself

Presidente da Republica

Geraldo Alckmin

Governador do Estado

Guilherme Ávila

Prefeito Municipal de Barretos

Hugo Resende Filho

Presidente de Os Independentes

Camila Rocha

Rainha da Festa

Fabiano Conceição

Peão Campeão Cutiano

Cláudio Crisostomo

Peão Campeão Touro

:: 2014 :: - 59ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos

Presidente da República – Dilma Rousself
Governador do Estado – Geraldo José Rodrigues Alckimin Filho
Prefeito Municipal de Barretos – Guilherme Ávila
Presidente de Os Independentes – Jerônimo Luiz Muzetti
Rainha da Festa – Juliana Cordeiro Joi
Peão Campeão Cutiano – Cleidson Soares de Lima
Peão Campeão Touro – Francisco Gustavo Dezembro
31ª Violeira “Rose Abrão” – Segredos do Cerrado ( Salles & Guilherme )
22º Barretos International Rodeo

Dilma Rousself

Presidente da Republica

Geraldo Alckmin

Governador do Estado

Guilherme Ávila

Prefeito Municipal de Barretos

Jerônimo Luiz Muzetti

Presidente de Os Independentes

Juliana Cordeiro Joi

Rainha da Festa

Cleidson Soares de Lima

Peão Campeão Cutiano

Francisco Gustavo Dezembro

Peão Campeão Touro

:: 2015 :: - 60ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos

Presidente da República – Dilma Rousself
Governador do Estado – Geraldo José Rodrigues Alckimin Filho
Prefeito Municipal de Barretos – Guilherme Ávila
Presidente de Os Independentes – Jerônimo Luiz Muzetti
Rainha da Festa – Beatriz Silva Augusto
Peão Campeão Cutiano – Paulo Henrique Baesso
Peão Campeão Touro – Kaique Pacheco
32ª Violeira “Rose Abrão” – Muro Branco ( João Viola & Juliano )
23º Barretos International Rodeo

Dilma Rousself

Presidente da Republica

Geraldo Alckmin

Governador do Estado

Guilherme Ávila

Prefeito Municipal de Barretos

Jerônimo Luiz Muzetti

Presidente de Os Independentes

Beatriz Silva Augusto

Rainha da Festa

Paulo Henrique Baesso

Peão Campeão Cutiano

Kaique Pacheco

Peão Campeão Touro

:: 2016 :: - 61ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos

Presidente da República – Michel Temer
Governador do Estado – Geraldo José Rodrigues Alckimin Filho
Prefeito Municipal de Barretos – Guilherme Ávila
Presidente de Os Independentes – Hussein Gemha Júnior
Rainha da Festa – Patricia Janota
Peão Campeão Cutiano – Marco Antonio da Silva
Peão Campeão Touro – Éderson de Oliveira
Campeã Três Tambores – Ana Carolina Cardozo
33ª Violeira “Rose Abrão” – ( João Viola e Juliano )
24º Barretos International Rodeo

Michel Temer

Presidente da Republica

Geraldo Alckmin

Governador do Estado

Guilherme Ávila

Prefeito Municipal de Barretos

Hussein Gemha Júnior

Presidente de Os Independentes

Patricia Janota

Rainha da Festa

Marco Antonio da Silva

Peão Campeão Cutiano

Éderson de Oliveira

Peão Campeão Touro

Ana Carolina Cardozo

Campeã Três Tambores

:: 2017 :: - 62ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos

Presidente da República – Michel Temer
Governador do Estado – Geraldo José Rodrigues Alckimin Filho
Prefeito Municipal de Barretos – Guilherme Ávila
Presidente de Os Independentes – Hussein Gemha Júnior
Rainha da Festa – Tatiane Boiani
Peão Campeão Cutiano – José Leal Silva Neto
Peão Campeão Touro – Alisson de Souza
Campeã Três Tambores – Letticia Pessin
34ª Violeira “Rose Abrão” – ( Célio e Leandro )
25º Barretos International Rodeo

Michel Temer

Presidente da Republica

Geraldo Alckmin

Governador do Estado

Guilherme Ávila

Prefeito Municipal de Barretos

Hussein Gemha Júnior

Presidente de Os Independentes

Tatiane Boiani

Rainha da Festa

José Leal Silva Neto

Peão Campeão Cutiano

Alisson de Souza

Peão Campeão Touro

Letticia Pessin

Campeã Três Tambores

:: 2018 :: - 63ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos

Presidente da República – Michel Temer
Governador do Estado – Geraldo José Rodrigues Alckimin Filho
Prefeito Municipal de Barretos – Guilherme Ávila
Presidente de Os Independentes – Ricardo Rocha
Rainha da Festa – Yanca Souza
Peão Campeão Cutiano – Ari Piovezan
Peão Campeão Touro – Rafael Ribeiro
Campeã Três Tambores – Viviane Gratão Carneiro
35ª Violeira “Rose Abrão” – ( Célio e Leandro )
26º Barretos International Rodeo

Michel Temer

Presidente da Republica

Geraldo Alckmin

Governador do Estado

Guilherme Ávila

Prefeito Municipal de Barretos

Ricardo Rocha

Presidente de Os Independentes

Yanca Souza

Rainha da Festa

Ari Piovezan

Peão Campeão Cutiano

Rafael Ribeiro

Peão Campeão Touro

Viviane Gratão Carneiro

Campeã Três Tambores

Filantropia

Patrocinadores

Apoiadores