MAPA aprova regulamentação de boas práticas e bem-estar animal apresentada pela Confederação Nacional do Rodeio – CNAR

04/05/2018

MAPA aprova regulamentação de boas práticas e bem-estar animal apresentada pela Confederação Nacional do Rodeio – CNAR

Diretoria da CNAR comemorou a conquista (Diego Rodrigues )


O MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), através da Comissão Técnica Permanente de Bem-Estar Animal, aprovou a regulamentação das boas práticas e bem-estar animal apresentada pela CNAR – Confederação Nacional do Rodeio – ao órgão.


Segundo o parecer apresentado pelo MAPA, a Comissão constatou que as práticas previstas pela CNAR estão alinhadas com as normas federais vigentes, uma vez que estabelecem requisitos para a realização dos rodeios e disciplina desde a infraestrutura do local do evento até as obrigações dos responsáveis pelos animais.


Ainda segundo o documento, o regulamento da Confederação – que foi apresentado em outubro de 2017 - está apropriado para contribuir com o bem-estar dos bovinos e equinos participantes do rodeio sob sua chancela.


Para o presidente da CNAR, Jerônimo Luiz Muzetti, a aprovação é mais uma conquista para o esporte que gera empregos e movimenta a economia de diversos setores. “Este é mais um importante passo para que o rodeio seja cada dia mais respeitado em todo o país como profissão e esporte que possuem regras para proteger tanto competidores quanto animais”, afirmou Muzetti.   


Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.