Pelo segundo ano consecutivo autoridades de saúde lançam a Campanha de Prevenção ao câncer bucal e HPV durante a Festa do Peão de Barretos. O Diretor Regional de Saúde e médico, Paulo Fernando Muzetti Ferreira, acompanhou o lançamento e falou da importância do diagnóstico precoce. “Isso evita muitos transtornos. O quanto antes a pessoa souber do problema, melhores serão os resultados do tratamento. Mas a prevenção ainda é o melhor caminho” afirma o Paulo Muzetti.
Entre as autoridades de saúde estiveram no lançamento da campanha o Presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas, Sílvio Cecchetto e também o Presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, Lúcio Antônio Pereira. “Independente do problema, todos os pacientes que passam por aqui, também vão fazer o exame de prevenção do câncer bucal e do HPV, uma doença que tem crescido violentamente e não se tem cuidado”, explica Lúcio Antônio Pereira.
Um dos profissionais do posto odontológico, o cirurgião dentista João Castilho, aproveitou a oportunidade para falar sobre as características do câncer de boca. “Se a pessoa tiver uma ferida que dure mais de quinze dias na boca, deve procurar pelo exame”, reforça Castilho. Além disso, ele diz que é necessário cuidar também da parte externa da boca, como por exemplo, usar protetor labial. Uma orientação importante a todos, mas principalmente entre as pessoas que ficam expostas ao sol, como os trabalhadores rurais, lembra o dentista.
O posto odontológico funciona das 14h às 20 horas, durante todos os dias da festa.