Década de 70: Inovação e crescimento marcam a história do evento
Concurso da Rainha, visita presidencial e patrocínios pioneiros consolidaram a Festa como um fenômeno nacional
17/08/2018
Cachorro, bebê e até bisavós estão no Camping Família na Festa do Peão (Aquino José )
Turistas de todos os cantos do país vão a Barretos para curtir a maior festa do gênero da América Latina. Os apaixonados pelo rodeio precisam de muita energia para curtir os onze dias de festa. A família de Luis Antonio Saad Saud Júnior do Rio de Janeiro participa da festa há 22 anos e sempre fica no Camping Oficial do Parque Peão para acompanhar todas as atrações. Esse ano a festa conta com a novidade do Camping Família, e ele foi o escolhido como moradia desse grupo. Mais de vinte pessoas fazem parte do grupo que se classifica como família de Barretos. “A cada ano o grupo aumenta e agora tem um bebê a caminho e também um cachorrinho”, disse Saad.
Euripinho, de 5 meses, é o cachorrinho mascote do grupo e o xodó de todos que aproveitam o carinho do animal que veio de Ribeirão Preto para a festa. Marina Martins vai há 15 anos na Festa e foi nomeada a responsável pela comida da família e também do mascote. “Esse ano estamos mais feliz com ele aqui que alegra ainda mais a família”, comenta Marina.
Para a festa, a família trouxe para dormir um contêiner, trailer e barracas, além de geladeira, fogão, forno, microondas, mesa, cadeiras e até mesmo legumes que um deles planta. O sitiante de Divinolândia – São Paulo Tiago Daniel Sanches trouxe muitas batatas para o grupo e aprovou o camping novo. “Todo ano ficamos no camping dos casados e esse ano mudamos para o da família por ter mais tranqüilidade. Curtimos durante o dia no camping e de noite vamos para os shows”, explica o sitiante.
Para animar a festa, um violeiro profissional faz parte do grupo e aproveita para puxar várias modas sertanejas. Todos do grupo que aproveitam para beber uma cerveja gelada ou até mesmo um refrigerante precisam guardar os lacres das latas para no final da festa doarem ao hospital.
Mas tem aquelas famílias que preferiram ficar no Camping dos Casados. Uma comitiva de 20 pessoas de Saquarema – Rio de Janeiro viajou mais de 900 km para curtir a festa. Vanessa Gonçalves Flores e o marido Marcel Rossini Gomes Ferreira fazem parte da caravana e aprovaram as melhorias do parque. “Esse é o segundo ano que participamos da festa ficando no camping e está bem estruturado” disse a educadora física.
Mais estrutura
O Parque do Peão recebeu, somente em 2018, quase R$ 2 milhões de investimentos em melhorias na sua estrutura. O parque possui os campings de solteiros, casados e família e tem capacidade total para 15 mil pessoas.
Foram construídos 62 novos banheiros para atender o público hospedado. Nos campings antigos foram realizadas trocas de postes de luz e o plantio de 280 mudas de árvores em pontos estratégicos para dar frescor aos visitantes.
O Camping Família possui copa e banheiros com berçários e cozinhas para garantir conforto às famílias com bebês.
Segundo o presidente da Associação Os Independentes, Ricardo Rocha Bodinho, todas as novas construções e reformas foram projetadas para maior conforto e segurança dos visitantes. "Queremos incentivar a experiência familiar no nosso evento, proporcionando um local seguro, arborizado e estruturado para que os pais possam vir com seus filhos e viver as emoções do Parque do Peão", afirma Ricardo Rocha Bodinho, presidente de Os Independentes.
As vendas para a 63ª Festa do Peão de Barretos através do site www.totalacesso.com.br. "Crianças até 10 anos terão gratuidade e teremos banheiros com trocadores e mini-copa para atender as necessidades de famílias com filhos pequenos", completa o presidente.
A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.
Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.