Década de 70: Inovação e crescimento marcam a história do evento
Concurso da Rainha, visita presidencial e patrocínios pioneiros consolidaram a Festa como um fenômeno nacional
20/08/2018
50 mil mudas de diversas espécies de flores colorem o Parque do Peão o ano inteiro (Divulgação)
Vermelho, lilás, cor-de-rosa, laranja e até azul dão a tonalidade das delicadas flores no Parque do Peão de Barretos. O projeto de paisagismo reúne 50 mil mudas de flores que colorem a 63ª Festa do Peão de Barretos.
As fotos com o registro das cores das flores do complexo com dois milhões de metros quadrados já são feitas antes mesmo de entrar no local. A imagem é linda e pode ser vista no letreiro localizado na rotatória em frente ao Parque e também na Roseta, símbolo maior do evento.
O projeto de paisagismo desenvolvido pela Associação Os Independentes, leva a beleza das 50 mil mudas de diferentes espécies como sunpatiens, marigold, petúnia, girassóis, entre outras, para as vias de acesso do Parque, jardins, canteiros e praças. Esse projeto foi implantado em 2014 e nesse ano a novidade é que as flores estão sendo produzidas no próprio local em uma estufa que tem capacidade para 10 mil mudas.
O engenheiro agrônomo, responsável pelo paisagismo, Murilo Figueiredo dos Santos, explicou que a instalação do viveiro contribuiu para manutenção de todo projeto paisagístico do Parque. Assim, o replantio de flores é constante e mantém a beleza das flores o ano inteiro. O turista diariamente é recepcionado por uma bela primavera em pleno inverno.
Brincando perto das flores Otávio Marcelino de apenas 4 anos de idade pergunta para a mãe de onde vem a chuva. Com o calor de 30 graus, ela explica que não está chovendo e sim que o local tem mangueiras aguando as plantas como a vovó faz diariamente. Todos os canteiros de flores têm mangueiras fixas que são controladas para aguar as plantas durante todo o dia.
A jovem barretense Vanessa Marcelino, de 33 anos aproveitou a manhã de segunda-feira para passear com os dois filhos pelo Parque. Ela contou que desde pequena passeia pelo complexo e agora aproveita a companhia dos filhos para anualmente curtir o Rancho do Peãozinho. "O visual da festa ficou ainda mais lindo esse ano. Para onde você olhar é possível ver as cores mescladas e vibrantes," comenta a mãe do Natan de 8 anos de idade e do Otávio de 4 anos.
O jardineiro Inácio Ladeslau da Silva de 74 anos é um dos responsáveis em dar a manutenção nas flores. Inácio fica feliz com o trabalho que faz no Parque e da alegria das pessoas admirando as flores. "Eu falo para os meus netos que toda vez que vierem no parque e verem a beleza das flores, eles podem se lembrar de mim. Eles têm orgulho de ver que o avô cuida das plantas", comenta o jardineiro.
As flores que ficam espalhadas pelo Estádio de Rodeio, Ranchos, Monumento ao Peão, Roseta, Memorial do Peão, Parque do Peãozinho entre outros pontos do complexo podem ser admiradas pelos visitantes durante a Festa do Peão que acontece até o dia 26 de agosto.
O presidente da Associação Os Independentes, Ricardo Rocha, reconhece o local como cartão postal do município. "Recebemos visitas no Parque do Peão todo ano. São turistas a passeio, como também, centenas de barretenses que utilizam o local para lazer, atividades físicas e ensaios fotográficos".
A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.
Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.