Solidariedade de visitantes para o Desafio do Amor

As arrecadações vão de dinheiro até escultura de imagem da Santa em madeira

21/08/2018

Solidariedade de visitantes para o Desafio do Amor

Desafio do Bem: tronco doado para artesão tem quase 2 metros e precisou de mini pá carregadeira ser retirado da carretinha. (Divulgação)

Uma doação diferente e trabalhosa está sendo feita para o Desafio do Amor. A ação faz parte da 63ª Festa do Peão de Barretos que também tem o lado social, contribuindo com arrecadações para o Hospital de Amor (novo nome do Hospital de Câncer de Barretos). A solidariedade dos visitantes é grande e nos quatro primeiros dias da festa foram arrecadados para o Desafio do Amor mais de R$ 90 mil.


Ao passear pelo parque, os visitantes podem encontrar voluntários do Hospital devidamente identificados que estão captando os recursos. Ao saber da solidariedade que acontece para o Hospital do Amor, que atende pacientes de todo o país, o escultor Elvis Ribeiro do Paraná, que está trabalhando na Festa pela primeira vez, resolveu doar o seu trabalho.


“Eu vi na televisão que todos ajudam o Hospital do Câncer daqui de Barretos e quis ajudar de alguma forma. Fui atrás de conseguir um tronco de madeira grande e bonito para fazer a imagem da Nossa Senhora Aparecida para doar para o Hospital, comenta o escultor.


O coordenador dos campings da Festa do Peão há 20 anos, César de Alencar Maraval, ficou sabendo da iniciativa do artesão e conseguiu um tronco na fazenda de um amigo na região de São José Rio Preto. “Um raio caiu e atingiu a copa dessa árvore de Reflorestamento. Peguei a caminhonete para ir até o lugar buscar o tronco e foi necessário uma carretinha para carregar”, comenta Maraval, também presidente do Lions de Barretos.


Uma mini pá carregadeira e um caminhão da equipe de jardinagem do parque ajudaram a retirar o tronco de quase dois metros da carretinha. O artesão que utiliza uma motosserra para criar a peça começou a entalhar a imagem da Santa e deve levar dois dias para terminar.


Turistas que frequentam o camping param para ver a movimentação dos mais de oito homens que estão envolvidos no trabalho da retirada da peça. Roberta Zaparoli de Ribeirão Preto que está no camping dos competidores e já veio nove vezes na Festa foi uma das pessoas que ficou admirada com toda a movimentação. “Nunca tinha visto um trabalho como esse para fazer esculturas na madeira e ainda com serra elétrica”, disse Zaparoli.


A peça será entregue para o Desafio do Bem no último dia da festa.


Mais doações


No intervalo entre a final das montarias e o início dos shows, o locutor de rodeio, Gleydson Rodrigues, incentiva as pessoas presentes na Arena de Rodeios para contribuir com o Hospital. Segurando uma sacola com o logotipo do hospital, os voluntários percorrem as arquibancadas recolhendo as doações.


De acordo com o coordenador de projetos do Hospital de Amor, José Rubens de Carvalho, ”Rubiquinho”, nos primeiros dias do evento o Desafio do Amor já superou as expectativas. “Veja como o pessoal é solidário. Nós temos várias ações espalhadas pelo Parque e durante a Festa do Peão deste ano”, complementa o coordenador.


Um grupo de pessoas voluntárias do Hospital está vendendo produtos do Bazar do Hospital do Amor durante a Festa do Peão. 


Para aqueles que preferem ainda contar com a sorte, uma rifa de um trator da Case está sendo vendida no Stand da Fiat, e vai ser sorteada pela Loteria Federal em Setembro.


Na sexta-feira, dia 24, a tradicional Churrascada terá toda Bilheteria revertida em prol do Hospital do Amor.


O último dia de festa e final das montarias, dia 26, Tião Procópio, que é considerado um dos maiores nomes do rodeio e campeão na Festa do Peão de Barretos em 1980, vai desafiar o temido touro WhatsApp, da Cia. Paulo Emílio, com total apoio da Associação Os Independentes. “Estou muito orgulhoso com o envolvimento do clube, que nos sugeriu ampliar a ação e ter mais espaço no evento para divulgar o Desafio de Amor. Contamos com a generosidade de todos”, afirmou o presidente do HA, Henrique Prata.

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.