Apoiado pela Cervejaria Ambev, ICDH promove ações de consumo inteligente a milhares de pessoas na Festa do Peão de Barretos

A campanha visa conscientizar consumidores e profissionais sobre a importância de não se beber e dirigir, não consumir em excesso ou sendo menor de idade

30/08/2018

Apoiado pela Cervejaria Ambev, ICDH promove ações de consumo inteligente a milhares de pessoas na Festa do Peão de Barretos

(ICDH)

 


Durante a Festa do Peão de Barretos, realizada entre 16 e 26 de agosto no Parque do Peão, o Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano (ICDH), apoiado pela Cervejaria Ambev, treinou mais de 9.000 profissionais sobre a importância do consumo inteligente de bebidas alcoólicas. Além disso, cerca de 1 milhão de pessoas que compareceram ao evento foram impactadas pelas ações de comunicação do projeto. O trabalho visa combater o consumo indevido de bebidas alcoólicas, ou seja, associado à direção, em excesso ou feito por menores de idade.


O treinamento obrigatório, destinado a todas as pessoas que se credenciaram para trabalhar na festa, é realizado por meio de um vídeo educativo que explica de maneira didática a importância da proibição da venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos. Na ocasião, também foi reforçado a todos os profissionais que solicitem o RG antes da venda de bebidas, além das mensagens “se beber, não dirija” e “beba com moderação”. 


Fiscalização


Durante o credenciamento, todos os consumidores maiores de idade foram carimbados com o símbolo da campanha +18, para que os profissionais que atuaram na festa soubessem identificar aqueles que tinham permissão para consumir bebidas alcoólicas. Além disso, os fiscais também orientaram diariamente os vendedores sobre a importância da solicitação do RG e da adesão à campanha.


Espaço de Responsa


O projeto também contou com um stand na Praça de Alimentação onde foram realizadas brincadeiras educativas e distribuição de brindes personalizados da campanha, como copos, pulseiras e buttons para conscientizar o público em geral.


Para participar, o público teve de assistir ao vídeo educativo e responder a um questionário sobre o consumo inteligente de bebidas alcoólicas. Por meio de questionamentos como, por exemplo, qual o nível de álcool no sangue em que seria permitido dirigir, as mensagens da campanha eram reforçadas de maneira lúdica.


“O interesse das pessoas foi grande e percebemos que as informações transmitidas eram novidade para muitos. Gostei bastante de contribuir com um projeto que tem como objetivo realizar um evento mais responsável e consciente”, declara a promotora Raphaela Castro, que atuou no stand durante todo o evento.


“O Espaço de Responsa conseguiu, de forma leve e descontraída, impactar o público jovem do evento e atrair sua participação, espontânea e voluntária, para assistir ao vídeo treinamento e apoiar a causa do consumo inteligente”, garante a Diretora Executiva do ICDH, Denise Marconi.


Comunicação visual


Além do treinamento aos trabalhadores e stand educativo na Praça, a campanha + 18 esteve presente na uniformização de vendedores ambulantes, garçons, caixas, seguranças e funcionários em geral que atuaram no Parque.


Além da comunicação visual da campanha, foram veiculados vídeos nos leds da arena, placas instaladas na praça de alimentação e recinto, adesivos nas barracas de bebida e alimentação e ação de bola na arena para lembrar a importância do consumo inteligente.


Denise Marconi, diretora do ICDH, enfatiza que a Campanha + 18 realizada pelo Instituto só é possível graças à parceria existente com a Cervejaria Ambev e Funcad. “O projeto arrojado marcou, por mais um ano, presença na Festa do Peão de Barretos 2018, com a meta de conscientizar 100% dos profissionais e visitantes”, afirma.


Texto: Assessoria ICDH


 


 


 

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.