Faleceu Dorival Baiano, um dos coordenadores do Concurso Queima do Alho

Foram 61 anos dedicados à manutenção da tradição da cultura tropeira

10/06/2019

Faleceu Dorival Baiano, um dos coordenadores do Concurso Queima do Alho

Dorival Gonçalves durante a homenagem que recebeu em 2018 (André Monteiro)

Dorival Gonçalves, 82 anos, um dos coordenadores do Concurso Queima do Alho da Festa do Peão de Barretos, morreu na madrugada desta segunda-feira, dia 10, em São José do Rio Preto. Dorival Baiano, como era conhecido, estava internado no Hospital Beneficência Portuguesa devido a problemas cardíacos. O corpo será velado nesta terça-feira, das 8h às 12h, no Cemiterio da Paz em Rio Preto. A família decidiu pela cremação do corpo que acontecerá logo após as 12h. 


Sr. Dorival era sócio benemérito de Os Independentes e atuou ativamente na organização da Queima do Alho por 61 anos, ao lado de João Paulo Martins. Em 2018, ele foi homenageado durante a Festa do Peão de Barretos recebendo das mãos do presidente Ricardo Rocha, uma placa de agradecimento por todos os anos de dedicação, com os dizeres: “Dos nossos 63 anos de história, temos a felicidade e a honra de dividir 60 deles com nosso mestre. Obrigado, Dorival Gonçalves, pelo respeito e amor com que conduz a Queima do Alho”.


Na homenagem, a diretoria da Associação Os Independentes exaltou a condução e organização do concurso da culinária estradeira.


“É com uma profunda tristeza que recebemos essa notícia. Junto com seu Dorival, perdemos parte da nossa história. Todo nosso respeito e gratidão pela sua trajetória conosco”, declarou o presidente Ricardo Rocha.


Dorival deixa a companheira Conceição e os filhos Kátia, Rosa, Estela e Carlos Henrique.

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.