Montaria com robôs seleciona os futuros animais para rodeios

Em cima do jovem boi tem um robô e a montaria dura 4 segundos. Entenda como funciona a Best Bull Genetics.

20/08/2019

Montaria com robôs seleciona os futuros animais para rodeios

Selecao de futuros bois de rodeio (Aquino José )

Aconteceu nos dias 19 e 20 de agosto, na arena do Rancho do Peãozinho, a grande final do campeonato da Best Bull Genetics de rodeio com robôs, fruto de uma parceria com a Associação Os Independentes.


Nesse campeonato a grande estrela é o touro que, ainda jovem, entre 12 e 36 meses, disputa torneios com o "robô cowboy" e já começa a mostrar o seu talento. A maioria dos animais são filhos de touros "de pulo", com uma genética própria para rodeio. A ideia é, através do cruzamento de animais de alto desempenho, obter um desenvolvimento da raça de pulo no Brasil.


A competição reuniu 29 touros divididos em duas categorias. A categoria Futuro são com os filhotes de 1 a 2 anos e a Jovem, com os touros de 2 a 3 anos de idade.


Os touros são avaliados durante os 4 segundos de montaria em que o robô permanece sob o animal. Após esse tempo, um dispositivo é acionado e o robô se desprende do touro. A máquina utilizada é apenas para simular o peso de uma pessoa e manter o sedém no touro.


Os juízes da competição foram: Álvaro Carneiro, Amauri Braga e Gabriel Purdino. Eles avaliaram os cinco quesitos do rodeio: pulo, giro, coice, dificuldade e intensidade. Os animais precisam ter boas notas em todas as avaliações para integrarem tropas de rodeios profissionais.


"Muitos touros famosos, campeões pelo país, começaram aqui, nessa arena. O Touro Fulminante, por exemplo, foi o campeão em 2017 e, hoje, ele é um dos melhores, contou Gabriel, um dos juízes.


O campeã da categoria Jovem foi o animal Chacal, Genética Ricardo Gataz, da cidade de São José do Rio Preto/SP. E, na categoria Futuro, o animal 223, de Genética Gold Company, de Olímpia/SP, foi o grande vencedor.

Selecao de futuros bois de rodeio (Aquino José)
Selecao de futuros bois de rodeio (Aquino José)

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.