Alex Periscinoto morre, aos 95 anos, em São Paulo

19/01/2021

Alex Periscinoto morre, aos 95 anos, em São Paulo

O monumento Cavalo de Aço, de Alex Periscinoto, instalado no Parque do Peão (Arquivo)

O publicitário e artista plástico Alex Periscinoto faleceu no último domingo, dia 17, em São Paulo, aos 95 anos. Um dos nomes mais relevantes do mercado de comunicação brasileiro, ele é o autor do monumento “Cavalo de Aço” instalado em frente à sede administrativa do Parque do Peão. A obra, de 1998, foi inaugurada na gestão de Flávio Silva Filho.
“A Associação Os Independentes lamenta a perda do querido e talentoso Alex Periscinoto, um grande publicitário e artista. Temos muito orgulho de abrigar uma de suas grandes obras no Parque do Peão, ajudando a imortalizar sua memória”, declarou Jeronimo Luiz Muzetti, presidente de Os Independentes.
Nascido em Mococa, mudou-se aos dez anos para São Paulo onde fez carreira no mercado publicitário, sendo o responsável pela introdução do trabalho em conjunto de redator e diretor de arte nas agências nacionais. O início de sua trajetória profissional foi como desenhista, passando por grandes agências como Standar Propaganda, que passou a se chamar Ogilvy. Foi sócio da Almap e fundou a consultoria SPGA, entre seus grandes trabalhos.
Também foi colunista do jornal Folha de S. Paulo, presidente da Fundação Bienal de São Paulo, secretário de publicidade Institucional da Secretaria de Estado de Comunicação de Governo da Presidência da República, membro da Academia Brasileira de Marketing e do Conselho Deliberativo da ESPM.
O sepultamento de Periscinoto aconteceu na segunda-feira, dia 18, no cemitério Gentsêmani, em São Paulo, onde vivia.
O publicitário Alex Periscinto, criador da escultura “Cavalo de Aço”, monumento instalado em 1998, em frente à Sede Administrativa no Parque do Peão (divulgação)

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.

Revista Oficial

Souvenir oficial