OS INDEPENDENTES: 66 anos de fundação comemorados com orgulho

Criadora e promotora da Festa do Peão de Barretos, a Associação Os Independentes comemora no dia 15 de julho, 66 anos de fundação

15/07/2021

OS INDEPENDENTES: 66 anos de fundação comemorados com orgulho

Foto da Década de 60, os anos dourados, da Festa do Peão de Barretos. (Divulgação)

A iniciativa que começou em 1955 com 20 jovens se reunindo para promover um evento beneficente em prol das entidades assistenciais da cidade de Barretos hoje é um dos principais eventos do país, que consolida em seus pilares a manutenção e a divulgação da cultura do sertanejo, do peão de boiadeiro e todo o universo que compõem a riqueza e a diversidade do campo, passando pela música, culinária, tradições e esporte - “O ano 2021, entra para nossa história marcado pela ausência de dois de nossos fundadores e ex-presidentes que contribuíram tanto com o desenvolvimento da Associação e de seus eventos: o Pratinha, que foi figura presente no início e uma das peças principais na história e o eterno Sérgio Carreira que colaborou, em 1962, na criação da Roseta, símbolo da Festa do Peão. Suas trajetórias e contribuições sempre serão lembradas por todos”, comenta Jeronimo Muzetti, atual presidente de Os Independentes.

Nossa homenagem aos fundadores da Associação Os Independentes: Abdo El Karin Gemha, Dino Scannavino, Edson Gemha, Élio Alves Garcez, Floriano Machado Coutinho, Horácio Tavares de Azevedo, Hosny Daher, Jamil Nicolau Mauad, Joaquim Luis Goulart, José Sebastião Domingos, Licínio Gomes, Luiz Agostinho Brandão, Osvaldo Monsef, Orlando Araújo, Paulo Coimbra, Paulo Pereira, Rubens Bernardes de Oliveira, Rubens de Oliveira, Saulo Junqueira Franco e Antônio Renato Prata que vislumbraram em um ato de amor e caridade criar um evento grandioso e tão representativo, que no ano seguinte, em 1956 recebeu mais membros que contribuíram para fazer a história, realizando a primeira Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos: Carlos J. T. de Andrade, Carlos Roberto Galli, Cássio Junqueira Nogueira, Cyrano Diniz Pereira, Hélio Bruno Barbosa, João dos Santos Filho, José de A. Lima, Orestes de Ávila, Otávio F. Andrade, Rhateb Cury, Udelson Gemha.

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.

Revista Oficial

Souvenir oficial