Pataxós trazem a cultura indígena para o Rancho do Peãozinho

23/08/2022

Pataxós trazem a cultura indígena para o Rancho do Peãozinho

Pataxós trazem a cultura indígena para o Rancho do Peãozinho, há 12 anos (Mathias Losonczi)

Há 12 anos a tribo da Aldeia Geru Tucunã, de Açucena (MG), traz a cultura e o artesanato aos visitantes da Festa do Peão de Barretos. Os índios pataxós ficam no Rancho do Peãozinho, mostrando toda sua cultura para as crianças e famílias.

A aldeia Gerú Tucumã Pataxó, que significa “Barulho das águas”, é formada por mais de 20 famílias que contabilizam cerca de 240 indígenas. “É gratificante divulgar a nossa cultura as crianças que visitam o Parque”, revelou Tamarú, Assessor dos Guerreiros da Aldeia.

A principal fonte de renda da tribo é a venda de artesanatos, como pulseira de sementes, brincos de penas e tigelas de madeira, que estão disponíveis para aquisição dos turistas que queiram prestigiar a cultura. Além da Festa do Peão de Barretos, eles também participam de feiras internacionais de artesanato, festas em igrejas e escolas.

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.