17ª Missa sertaneja celebra retorno da Festa do Peão

Celebração foi presidida pelo bispo da Diocese de Barretos, Dom Milton Kenan Júnior

23/08/2022

17ª Missa sertaneja celebra retorno da Festa do Peão

O bispo da Diocese de Barretos, Dom Milton Kenan Júnior, celebrou na noite de terça-feira, 23, a tradicional missa sertaneja da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. A celebração acontece há 17 edições, sendo as oito últimas presididas por Dom Milton. “É um compromisso que temos, estou há oito anos”, afirmou o bispo.

A missa teve a participação de padres da diocese, do Estado de Goiás e também de padre ucranianos residentes atualmente no Paraná. Logo após a procissão de entrada dos sacerdotes, as bandeiras do Brasil, do Vaticano e de Os Independentes foram levadas ao altar, assim como uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira dos peões, conduzida por crianças com vestimentas sertanejas.

Durante a celebração, Dom Milton agradeceu pelo retorno das atividades e, consequente, da maior Festa do Peão da América Latina após um intervalo de dois anos em decorrência da pandemia de Covid-19. “Como foi esperado esse momento e hoje estamos aqui para agradecer”.

O rito seguiu a liturgia do dia e celebrou Santa Rosa de Lima, padroeira da América Latina. “Santa Rosa é a primeira santa da América do Sul e se destacou pela oração, penitência, caridade para com todos, principalmente índios e negros”.

Sobre celebrar dentro da Festa do Peão, o bispo enfatizou que o objetivo é lembrar a presença de Cristo e trazer uma benção para todos que se divertem, competem e trabalham. “Onde tem festa, há alegria, mas a alegria plena só existe com Deus conosco. Essa é a razão da maior alegria”.

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.