Pesquisa revela perfil dos visitantes na Festa do Peão de Barretos

10/10/2022

Pesquisa revela perfil dos visitantes na Festa do Peão de Barretos

Pesquisa revela perfil dos visitantes na Festa do Peão de Barretos (André Monteiro)

Pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo juntamente com o Instituto Federal de São Paulo (campus Barretos) traçou o perfil dos visitantes da 65ª Festa do Peão de Barretos.

Os dados do estudo – realizado entre de 18 a 21 e de 24 a 27 de agosto - foram divulgados em duas etapas: a primeira ainda em agosto e a outra neste mês de outubro com um consolidado do perfil dos participantes da Festa.

De onde vem o público da Festa?
A maior parte dos visitantes vem da região sudeste do País: 88,3%. Em segundo lugar ficou o público da região centro-oeste, com 5,1% de participação. Em seguida: região sul (4,4%), nordeste (1,3%) e norte (0,7%).

Faixa etária e grau de instrução
A pesquisa apontou também dados sobre a idade e escolaridade dos visitantes. A faixa etária predominante foi de 30 a 39 anos (26,3% dos ouvidos pelo estudo). Já 23,3% está entre 18 e 24 anos.

Com relação ao grau de instrução, 46% dos pesquisados declararam ter grau superior completo.

O turista em Barretos
Os dados revelaram que, em média, o turista participa de 4 dias de Festa, resultando também em uma média de 5 pernoites. 30,6% se hospedam em hotéis, flats ou pousadas, enquanto 26,8% fazem bate e volta, 17,4% ficam em campings, 12,9% declararam que ficam hospedados em casas de amigos ou parentes e 3,8% alugam imóveis para passar o período. Aplicativos de reservas, aluguel de chácaras e ranchos e outras formas de hospedagem completam as declarações dos participantes.

A maioria dos turistas também indicou que o motivo principal da viagem era visitar a Festa do Peão de Barretos: 83,4%.

Nota para a Festa e mais dados
No geral, a nota média atribuída pelos ouvidos à Festa foi de 9,5. “Consideramos essa nota uma grande conquista. É uma média alta de satisfação. Nosso objetivo é uma entrega de qualidade, sabemos que podemos melhorar e ter esse resultado nos mostra que estamos no caminho certo”, afirma Jeronimo Luiz Muzetti, presidente da 65ª Festa do Peão de Barretos.

Outra informação de destaque é que 47,3% dos entrevistados já tinha visitado o evento em mais de 5 oportunidades, apontando assiduidade dos visitantes. Já 22,3% disseram que era a primeira vez na Festa.

Foram realizadas 925 pesquisas válidas, com nível de confiança de 95%, com uma margem de erro de 3,22 pontos percentuais para mais ou para menos.

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.