Parque do Peão foi cenário do lançamento de “foguete” de experimento do Colégio Nomelini

Espaço foi usado para lançar “foguete” e escola foi classificada para etapa nacional da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG)

22/05/2023

Parque do Peão foi cenário do lançamento de “foguete” de experimento do Colégio Nomelini

Parque do Peão foi cenário do lançamento de “foguete” de experimento do Colégio Nomelini (Divulgação)

Alunos do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Nomelini de Barretos, sob supervisão e orientação do professor de Física, Matheus Pereira, fizeram do Parque do Peão um palco de lançamento de um “foguete”. O espaço foi o local escolhido pela turma para o experimento que conseguiu atingir 160 metros e foi classificado para a etapa nacional da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), no Rio de Janeiro.

A MOBFOG faz parte da programação da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e é uma realização da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A etapa na qual os alunos do Colégio Nomelini foram classificados, acontece no segundo semestre de 2023.

“Nós ficamos felizes com a notícia da classificação. Fomos procurados com o pedido de uso da área do Parque para o experimento e logo já apoiamos. É muito bom ver jovens se interessando por esse tipo de estudo e saber que conseguimos contribuir com esta etapa de aprendizagem. Desejo boa sorte na próxima fase!”, expressou Hussein Gemha Junior, Presidente de Os Independentes.

O experimento
O “foguete” dos barretenses foi feito com garrafa pet (material para o foguete), canos de PVC e madeira (base de lançamento) e bicarbonato e vinagre (combustível para o foguete).

Para serem classificados, o lançamento precisava atingir, no mínimo, 100 metros de alcance horizontal e para chegar a este objetivo, a base foi ajustada em 45 graus. Com todos os ajustes prontos, o grupo fez o lançamento que alcançou 160 metros.

“Ainda não ocorreu a divulgação da classificação geral, porém nossas expectativas são altas, visto que o lançamento foi excelente e apenas grupos que atingem 100 metros são convidados a participar da jornada de foguetes, realizada em Barra do Piraí - RJ”, contou o professor e responsável pelo projeto, Matheus Pereira.
Parque do Peão foi usado para lançar “foguete” e escola foi classificada para etapa nacional da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) (Divulgação)
Parque do Peão foi usado para lançar “foguete” e escola foi classificada para etapa nacional da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) (Divulgação)

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.