Berranteiro aventureiro

20/08/2023

Berranteiro aventureiro

(Vanderlei Cardoso)

Pedro Henrique Biondo Matias tem 29 anos, é Engenheiro Civil, e recentemente era coordenador de obras e infraestrutura urbana da prefeitura de Paulo de Faria. Porém um sonho fez com que ele repensasse sobre suas escolhas e tomasse uma grande decisão.
Conhecido também, como “Pedro Henrique Berranteiro”, ele decidiu largar tudo e viajar do Brasil aos Estados Unidos na sua F-1000, levando apenas seu Border Collie “Bastião” e seu berrante. “Eu sempre quis conhecer outros países e divulgar a cultura do toque do berrante pelo mundo.” – explica Pedro Henrique.
Sua inspiração para o desafio é o amigo e incentivador Felipe Masetti, o Cavaleiro das Américas, que cruzou continentes no lombo do cavalo enfrentando todos os tipos de adversidades.
Ele irá iniciar sua jornada no dia 28 de agosto saindo de Barretos e em um período de 6 meses espera passar pelo Paraguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, El Salvado, Niguaragua, Honduras, Guatemala, México e por fim Estados Unidos onde permanecerá por mais 6 meses. “ Pretendo voltar ao Brasil em mulas e quero terminar a viagem em Barretos na Festa do Peão de 2026.”
O aventureiro é tricampeão do Concurso de Berrante da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos-SP, tricampeão do Concurso de Berrantes da Festa Muar do Sertão de Barretos-SP, bicampeão do Encontro Nacional de Muladeiros de Iporá-GO, campeão do Concurso de Berrante da Festa do Peão de Cajamar-SP, campeão do Concurso de Berrante de Ouro Fino-MG e campeão do Concurso de Berrante da Queima do Alho de Uberaba-MG.
Para se manter durante toda a viagem, Pedro Henrique conta com alguns patrocinadores, entre eles a Associação Os Independentes. A venda de seu curso on-line intitulado “Curso Mestre do Berrante, do Amador ao Profissional”, onde ensina com método desenvolvido por ele mesmo a arte de tocar berrante, também deve ajudar nos custos da viagem. “Neste curso eu ensino toda minha experiência de mais de 25 anos tocando berrante.” – declarou.

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.