Queima do Alho pode ser saboreada a partir de hoje na Festa do Peão de Barretos 2025

Tradição tropeira reúne sabor, memória e cultura na maior festa sertaneja da América Latina

22/08/2025

Queima do Alho pode ser saboreada a partir de hoje na Festa do Peão de Barretos 2025

(André Monteiro)

A 70ª edição da Festa do Peão de Barretos dá início a um dos momentos mais aguardados da programação gastronômica: a Queima do Alho. A partir de hoje, das 12h às 15h, visitantes podem saborear a tradicional comida tropeira preparada pelas comitivas em fogões improvisados, resgatando costumes que fazem parte da história sertaneja.

No cardápio, não faltam clássicos como arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco, receitas típicas que mantêm viva a memória das antigas comitivas que atravessavam o interior do Brasil.

Os pratos serão servidos hoje e amanhã pelo valor de R$ 100, e no domingo (24) por R$ 130. Mais do que uma refeição, a Queima do Alho é uma experiência cultural que une sabor, tradição e identidade no maior evento de cultura sertaneja da América Latina.

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.