Comitiva São Francisco chega a Barretos e celebra 10 anos de tradição

Grupo de Fernando Prestes percorreu 168 km em cinco dias e mantém vivo o legado da família Rocha rumo ao Barretão

23/08/2025

Comitiva São Francisco chega a Barretos e celebra 10 anos de tradição

Comitiva São Francisco chega a Barretos e celebra 10 anos de tradição (Mariana Miranda)

A Comitiva São Francisco, de Fernando Prestes (SP), chegou a Barretos na tarde de sexta-feira, 22 de agosto, após percorrer 168 quilômetros em cinco dias de viagem. Criada em 2015 pelos irmãos Maciel e Mariel da Rocha, ao lado do amigo "Tutu", a comitiva celebra este ano uma década de presença ininterrupta na Festa do Peão.

O sonho começou ainda na infância dos irmãos, inspirados pelo pai, seu Ulisses Rocha, falecido no ano passado, que foi peão de fazenda e domador de cavalos. “Desde pequenos fomos apaixonados pelo cavalo e pelo Barretão. Em 2015 começamos essa história e, de lá para cá, nunca mais deixamos de vir”, destaca a família.

Nesta edição, o grupo contou com 19 cavaleiros, oito integrantes no suporte e dois cozinheiros, reunindo ao todo 47 membros. Como tradição, a comitiva sempre faz uma parada em Aparecida de Monte Alto, onde recebe a imagem da Virgem Montesina, benzida e abençoada por um padre, para depois repassá-la a outra comitiva durante o trajeto.

A segunda geração já começa a assumir as rédeas, com a participação de Hian e João Ricardo da Rocha, Rafael e Vitor de Pieri, garantindo a continuidade do legado da família Rocha. “É uma emoção única. A cada ano, buscamos trajetos diferentes para conhecer novas paisagens e pessoas, mas o destino é sempre o mesmo: Barretos”, afirma Hian Rocha, de 31 anos, empresário nascido em Pirajuí (SP).

Entre amigos e familiares, o grupo simboliza a união e a paixão que movem milhares de pessoas todos os anos rumo ao Barretão, mantendo viva a memória, a amizade e o espírito de festa que tornam a Festa do Peão um evento único no país.

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.