Resultados das finais das montarias em cavalos, no domingo, 24, da Festa do Peão de Barretos

25/08/2025

Resultados das finais das montarias em cavalos, no domingo, 24, da Festa do Peão de Barretos

Hendrik Baldissera é o campeão da modalidade Sela Americana - Crédito: André Monteiro

Sela Americana: paulista de Capão Bonito conquista título inédito
O campeão do rodeio em cavalos pela modalidade Sela Americana foi o competidor Hendrik Baldissera, da cidade de Capão Bonito-SP. Ele ganhou pela primeira vez o título da Festa de Barretos.

Após ser o melhor da noite de sábado (23), com a nota 85,50, o paulista voltou a fazer uma grande montaria na final deste domingo (24), conquistando 86,50 pontos, ao montar a égua Meia Noite, da tropa Pro Horse.

“Faz dois anos que estou vindo aqui e batendo ‘na trave’. Hoje, o meu pai, Leandro Baldissera (12 vezes campeão em Barretos), falou para tirar a fivela dele de campeão de 2023, que só voltaria para cima com a minha fivela de campeão desse ano e deu certo! Tenho a minha fivela de campeão”, destacou Hendrik.

Bareback: mineiro é o campeão em disputa acirrada
O rodeio em cavalos no estilo Bareback conheceu o campeão da 70ª Festa do Peão de Barretos. A final da modalidade foi disputada ponto a ponto. O vencedor chegou ao título com uma vantagem mínima sobre o segundo e terceiro colocados.

Com 149 pontos, o mineiro de Guaxupé, Gustavo Cyrino, ficou com o título de Barretos com um ponto de vantagem sobre o 2º colocado, Carlos Rosa, de Pompéia-SP, que somou 148 pontos, e dois à frente do competidor de São José dos Campos, Tiago Alcantara, que obteve 147 pontos.

“Há muitos anos, sonhava com esse título. Essa história começou em 2000 e, desde então, venho lutando, pedindo a vitória para Deus e chegou o momento que fui honrado. Eu agradeço meus patrocinadores e todos que torcem pelo meu sucesso”, afirmou Gustavo. Ele tem 25 anos de carreira e treinou bastante, segundo ele, para conquistar o título de Barretos.

Ranch Sorting conhece campeões das categorias Aberta e Amador
A grande final do Ranch Sorting, em Barretos, contou com 11 competidores classificados nas eliminatórias de quinta, sexta, sábado.

Com o tempo de 28.182, os mineiros João Paulo Caixeta (Patos de Minas-MG) e Paulo Henrique da Silva Mesquita (Bom Despacho-MG) sagraram-se campeões da categoria Aberta. Para chegar ao título do Barretão, os competidores garantiram vaga na eliminatória de quinta-feira (21). “Deus é muito bom e queria agradecer o meu parceiro que começamos trabalhando juntos e, hoje, somos campeões”, afirmou João. Paulo Henrique também comemorou o título, agradecendo a oportunidade e pela vitória.

Já na categoria Amador, o título ficou com os paulistas Júnior Tadayoshi Rodrigues Murakami (São Paulo) e Felipe Rosielo (Ribeirão Preto). Eles ganharam o título com o tempo de 33.267. “Esse esporte é muito emocionante e até o final ele nos surpreende”, afirmou Felipe. Júnior Murakami comemorou o seu segundo título em Barretos em menos de 1 ano. “Gostaria de agradecer a Deus e a minha esposa que está em casa na torcida com o meu filho”, disse.

Campeões do Team Penning conquistam vitória com tempos abaixo de 22 segundos
A 70ª Festa do Peão de Barretos conheceu também, neste domingo, 24, os campeões do primeiro final de semana nas provas do Team Penning. Com 10 trios classificados nas somas 6 e 11, a disputa foi acirrada nas duas categorias com tempos abaixo de 22 segundos.

Na Soma 11, o título da Festa de Barretos ficou com Túlio Goulart Soares (Pratapólis-MG), João Vitor Franco Junqueira Gomes da Silva (Olímpia-SP) e João Pedro Pereira (Guaraci-SP). O trio marcou o tempo de 20.661, com tempo total na somatória de 66.771.

Já os campeões da Soma 6 foram os mineiros Fernando Gabriel Silva Paiva (Uberaba-MG), Paulo Henrique de Lima Vinhal (Patrocínio-MG) e Juarez Antônio da Cruz Júnior (Araxá-MG), que chegaram à final na primeira colocação com o tempo 21.677. Na somatória total, o trio conquistou o tempo 51,207.

Os cinco melhores trios de cada categoria garantiram vaga no Rodeio Internacional de Barretos.

Paulistas são os campeões dos Três Tambores nas categorias Feminino e Mirim
A disputa dos Três Tambores conheceu os campeões das categorias Feminino e Mirim da 70ª Festa do Peão de Barretos. As duas categorias reuniram 15 concorrentes, sendo 10 no Feminino e 5 no Mirim.

Entre as amazonas, o título ficou com a competidora de Potirendaba-SP, Eduarda Ferreira Peres, que somou 35.311, montando o cavalo César 3 6 HRZ. A barretense Marília Siqueira de Paiva, que venceu a noite de sábado (23), ficou em 2º lugar com a soma de 35.482.

A campeã, que chegou ao bicampeonato, afirmou acreditar que o título estava perdido devido a sua performance. “Para ganhar era por um milagre, precisava ter o melhor tempo e, hoje, o meu cavalo teve bom desempenho e conseguimos o melhor tempo. Eu não estou acreditando”, disse Eduarda. Ela foi campeã em 2023 e, agora, disputa o Barretos Internacional.

Na categoria Mirim, o campeão foi o jovem Lorenzo Gumieiro Mansanaro Salvador, de Piratininga-SP, com a soma de 36.203. A segunda colocação ficou com Antônio Miguel Terui Nappi, de Santa Adélia, com a soma de 36.259.
Mineiro de Guaxupé, Gustavo Cyrino é o campeão da modalidade Bareback - Crédito: André Monteiro
Ranch Sorting Categoria Amador - Crédito: André Monteiro
Ranch Sorting Categoria Aberta - Crédito: André Monteiro
Na categoria Mirim dos Três Tambores, o campeão foi o jovem Lorenzo - Crédito: André Monteiro
Amazona Eduarda Ferreira Peres é campeã dos Três Tambores pela categoria Feminino - Crédito: André Monteiro

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.