Agentes ambientais recebem cuidados especiais durante a 70ª Festa do Peão de Barretos

26/08/2025

Agentes ambientais recebem cuidados especiais durante a 70ª Festa do Peão de Barretos

(Divulgação )

Projeto Universo Eco ofereceu corte de cabelo, barba e manicure, reforçando dignidade e valorização social
Mais de 90 agentes ambientais que atuam na coleta seletiva da 70ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos receberam um cuidado especial na segunda-feira (25). Barbeiros, cabeleireiros e manicures voluntários do Brasil e do exterior ofereceram serviços de corte de cabelo, barba e manicure no ponto de apoio aos trabalhadores.
A ação faz parte do projeto Universo Eco, criado há 20 anos pelo Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano (ICDH), que garante aos agentes alimentação, uniformes, kits de autocuidado, palestras sobre saúde mental e momentos de valorização pessoal. Durante os 11 dias da Festa, eles são responsáveis pela coleta, triagem e destinação correta de toneladas de materiais recicláveis.
Para o produtor do ICDH, José Guilherme Souza, o projeto vai além da sustentabilidade: “Não olhamos apenas para o público que curte a festa, mas também para quem trabalha aqui e tira o sustento desse esforço. É um processo de superação e, acima de tudo, de humanização.”
Com a nova identidade, o Universo Eco adota o slogan “Quando a Festa acaba, o futuro começa”, reforçando a união entre inclusão social e responsabilidade ambiental em um dos maiores eventos culturais do país.

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.