Mexicano faz a melhor montaria em touro no início da etapa internacional de Barretos

Primeira noite do 32º Barretos International Rodeo agitou a arena com competidores de vários países e grandes notas já na estreia nesta quinta-feira, dia 28

29/08/2025

Mexicano faz a melhor montaria em touro no início da etapa internacional de Barretos

O mexicano Álvaro Alvarez foi o melhor da noite de 28 de agosto nas montarias em touros - Crédito: André Monteiro

As disputas do 32º Barretos International Rodeo começaram na arena da Festa do Peão barretense nessa quinta-feira, dia 28, depois de uma abertura que contou com a presença de 70 muladeiros e apresentação de catira em homenagem aos 70 anos do evento.

O mexicano Álvaro Alvarez, da cidade de La Punta Jalisco, foi o vencedor da noite ao alcançar 91,50 pontos, montando o touro Revanche, do tropeiro Tércio Miranda. Ao falar da nota conquistada na arena de Barretos, o competidor disse estar muito contente. “Muitos mexicanos estão vendo isto. Vamos por todos, por minha família, por minha esposa, por meu bebê e por todos do México”, comentou o competidor.

Já o brasileiro que atingiu a melhor nota da noite foi Juliano Silveira, de Guaraci/SP, que somou 89,50 pontos ao montar o touro Emocionante da Califórnia. Das 35 montarias, apenas oito competidores pontuaram nesta quinta-feira.

O Barretos International Rodeo conta com a participação de 35 competidores, entre eles vindos dos Estados Unidos e México, e os brasileiros pelo ranking da CNAR (Confederação Nacional de Rodeio), PBR Brazil, Liga Nacional de Rodeio (LNR), CRP, Rozeta e Independentes. As disputas seguem até domingo, dia 31, quando será conhecido o campeão de 2025.

Confira os resultados da primeira noite das montarias em touro:
1 – Álvaro Alvarez – La Punta Jalisco/México – 91,50 pontos
2 – Juliano Silveira – Guaraci/SP – 89,50 pontos
3 – Vitor Manoel Dias – Sales/SP – 88,75 pontos
4 – Vinicius Santos Almeida – Dom Aquino/MT – 87,75 pontos
5 – Fernando Morais Silva – Canarana/MT – 87,00 pontos


Cutiano: piracicabano recebe a melhor nota
Nesta quinta-feira também iniciaram as montarias em cavalos no estilo Cutiano pelo 32º Barretos International Rodeo. Foram 15 disputas de competidores da primeira turma.

A melhor nota foi registrada por Fabiano Conceição, de Piracicaba/SP, que recebeu 92,75 pontos ao permanecer os 8 segundos na égua Comitiva, da tropa WR – Roberto Biasi. O competidor participa da Festa do Peão de Barretos desde 2006, sendo, inclusive, bicampeão com títulos conquistados em 2012 e 2013. O segundo melhor a pontuar foi Yuri Teodoro Silva, de Mercês/MG, com a nota 91,75, que montou na égua Noiva, da tropa WR.

As montarias do estilo Cutiano prosseguem nesta sexta-feira, dia 29. Os melhores dos dias 28 e 29 garantem vaga para a final da modalidade.

Rodeio Júnior inicia disputas na 70ª Festa do Peão de Barretos
Com a participação de 31 competidores dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, tiveram início as disputas do 1º Round do Rodeio Júnior na noite de 28 de agosto.

Montando o touro Inevitável, da Cia Dezordi, o jovem competidor Nicolas Dacome Farina, de Alfredo Marcondes/SP, alcançou 89,25 pontos e foi o melhor nas disputas que ocorreram na miniarena do Parque do Peão.

Confira os cinco melhores da abertura das disputas:
1 – Nicolas Dacome Farina – Alfredo Marcondes/SP – 89,25 pontos
2 – Lucas Henrique Chagas – Quintana/SP – 88,75 pontos
3 – Matheus Germano – Avaré/SP – 87,00 pontos
4 - Vinicius Ângelo Ribeiro Meira – Itaí/SP – 87,00
5 – João Pedro Reis Frauzino – Carmo do Rio Claro/MG – 86,50 pontos


Três Tambores: amazona de Penápolis é a melhor na primeira semifinal

As mulheres também agitaram a arena pelo 32º Barretos International Rodeo com as disputas dos Três Tambores, nas categorias 1D e 2D Feminino.

Com 10 competidoras, a amazona Roberta Fornazari Marin, de Penapólis/SP, foi a vencedora da noite com o tempo de 16.887, montando a égua Miss Question Shiner, na categoria 1D. Já a competidora de Araraquara/SP, Maria Eduarda Laurini Cardozo, ficou com o segundo melhor tempo, 17.597.

Na categoria 2D, o destaque ficou para a fluminense Manuela Contrim Andrade de Souza, de Maricá/RJ. Ela concluiu a sua participação com 18.843, com o animal Dash Leo San Aas. A segunda colocação foi conquistada pela amazona Lara de Siqueira Pessoa, de Viana/ES, com o tempo de 18.987.

Mineiros dominam a primeira semifinal do Team Penning

A disputas do Team Penning pelo 32º Barretos International Rodeo foram abertas com a primeira semifinal, reunindo trios de competidores nas Somas 6 e 11.

Pela Soma 6, os vencedores da noite foram Ayrton César Rosa da Silva, Gabriel Dias Ferreira e Hugo Alchaar Campos, que representam as cidades mineiras de Ipatinga e Itambacuri. O trio obteve o melhor tempo: 21.692.

Já na Soma 11, os melhores competidores foram João Vitor da Silva, Adriano Benvindo Pires e Claudomiro Rocha Neto, de Romaria/MG e Patrocínio/MG, com tempo de 21.570.

As seletivas continuam até sábado, dia 30, quando serão conhecidos os finalistas desta modalidade.
No Cutiano, a melhor nota foi registrada por Fabiano Conceição, de Piracicaba/SP - Crédito: André Monteiro
Na Soma 11 do Team Penning, os melhores competidores foram João Vitor da Silva, Adriano Benvindo Pires e Claudomiro Rocha Neto - Crédito: André Monteiro
Na categoria 2D dos Três Tambores, o destaque ficou para a fluminense Manuela Contrim Andrade de Souza - Crédito: André Monteiro
No Cutiano, a melhor nota foi registrada por Fabiano Conceição, de Piracicaba/SP - Crédito: André Monteiro

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.