Universo Eco promove ações de cuidado, autoestima e dignidade na 70ª Festa do Peão de Barretos
Kit de autocuidado, tarde de beleza com voluntários e apoio emocional valorizam os mais de 90 agentes ambientais do projeto do ICDH
30/08/2025
Universo Eco promove ações de cuidado, autoestima e dignidade na 70ª Festa do Peão de Barretos
(Carol Gomes)
Kit de autocuidado, tarde de beleza com voluntários e apoio emocional valorizam os mais de 90 agentes ambientais do projeto do ICDH
Barretos (SP) – Mais do que um programa de gestão de resíduos, o Universo Eco, projeto do Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano (ICDH) em parceria com Os Independentes, segue transformando vidas e construindo oportunidades dentro da 70ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Nesta edição histórica, cerca de 90 agentes ambientais recebem não apenas estrutura para trabalhar com dignidade, mas também ações que promovem cuidado, autoestima e valorização humana.
Nos primeiros dias, cada agente ambiental recebeu um kit de autocuidado com itens de higiene e beleza, como escova de dentes, creme dental, sabonete, shampoo, condicionador, hidratante e creme para os cabelos. A proposta é oferecer condições para que possam cuidar da própria imagem também fora do trabalho.
Segundo a presidente do ICDH, Denise Marconi, esse é um passo importante no conceito ampliado do projeto. “O Universo Eco nasceu para transformar a realidade de grandes eventos, olhando as pessoas que atuam neles com cuidado. Acreditamos que sustentabilidade também é olhar para as pessoas, oferecer dignidade, cuidado e oportunidades. Cada ação aqui dentro tem o poder de impactar a vida de quem participa”, afirma.
Tarde de beleza e acolhimento
Um dos momentos mais celebrados desta edição foi a Tarde de Beleza, realizada com o apoio da equipe de voluntários da JOCUM – Jovens Com Uma Missão, o time da Promoção Humana. Foram oferecidos cortes de cabelo, barbearia, manicure, massagem e momentos de oração, além de música e integração.
Para o barbeiro voluntário Matheus Ribeiro Barbosa, de Governador Valadares (MG), participar é uma forma de colocar o amor em prática. “As pessoas costumam falar ‘Deus te abençoe’, mas, muitas vezes, não demonstram isso com atitudes. Aqui, a gente demonstra. É um trabalho que devolve autoestima e visibilidade, que mostra que cada pessoa importa. Dá para ver a transformação acontecendo na hora”, contou Matheus.
Histórias que inspiram
Agente ambiental na Festa de Barretos há oito anos, Carlos Soares da Silva, de 62 anos, destacou como o Universo Eco faz diferença no seu dia a dia. “Nosso trabalho é digno, mas ainda enfrentamos preconceito. Aqui, o ICDH nos oferece uniformes, alimentação, kit de higiene e apoio. Isso muda tudo. Essa tarde de beleza, por exemplo, eleva nossa autoestima e mostra que alguém se importa com a gente. A gente existe, a gente tem valor”, disse emocionado.
Carlos, que viaja o país trabalhando em eventos, reforçou que, em muitos lugares, não encontra suporte semelhante, “quando não temos o instituto, nos viramos sozinhos. Aqui, é diferente. Temos estrutura, acolhimento e respeito. Isso faz toda a diferença”, revela.
Sobre o Universo Eco
Presente nos maiores eventos do Circuito Sertanejo, o Universo Eco nasceu há 20 anos, como Universo Bem Me Quer, com a missão de aliar sustentabilidade e inclusão social. Além de gerenciar toneladas de resíduos recicláveis, o projeto garante condições dignas de trabalho, treinamento, alimentação, estrutura, kits de higiene e apoio emocional aos agentes ambientais. Mais do que reciclar, o Universo Eco transforma vidas e deixa um impacto social e ambiental permanente.
PARCERIA COMUNICAÇÃO
_assessoria@parceriacomunicacao.com.br