Diretor de Os Independentes é homenageado com o Diploma “Gente que é Notícia”

25/11/2025

Diretor de Os Independentes é homenageado com o Diploma “Gente que é Notícia”

(Andre Monteiro)

Fernando Junqueira Moni, diretor social de Os Independentes, está entre os dez homenageados da 66ª edição do tradicional Diploma Gente que é Notícia, homenagem promovida pelo Grupo Monteiro de Barros, de Barretos. Moni foi indicado na categoria Turismo, reforçando sua trajetória de dedicação ao desenvolvimento da Estância Turística de Barretos e ao fortalecimento da Festa do Peão no cenário nacional.

A honraria, uma das mais tradicionais da imprensa barretense, reconhece personalidades que se destacam ao longo do ano em diferentes segmentos da comunidade.
“Recebi a notícia com muito orgulho. É uma honra ser lembrado por esta homenagem tão emblemática, tão significativa não só em Barretos, mas na região e ao lado de tantas pessoas relevantes para o desenvolvimento do nosso município. Um feliz agradecimento a todos que participaram desta minha trajetória e me ajudaram a chegar aqui e ao Grupo Monteiro de Barros”, disse Moni.

Para o presidente de Os Independentes, Jerônimo Luiz Muzeti, a escolha de Moni representa orgulho e valorização institucional.
“O nome do Fernando Moni reforça a importância do trabalho sério e comprometido que desenvolvemos ao longo do ano”, destacou Muzeti.
A solenidade de diplomação está marcada para o dia 18 de dezembro, às 19h30, no Espaço de Eventos “José Brandão Tupynambá”, no Parque do Peão.

“Fernando Junqueira Moni”
Fernando Junqueira Moni, 68 anos, casado com Elaine Furegati Moni, pai de Thais e Guilherme, é bancário aposentado e membro efetivo de Os Independentes desde 1978. Sua relação com a Associação, porém, começou muito antes: aos 15 anos, já atuava nos bastidores da Festa do Peão, formalizando sua entrada como independente aos 22 anos.

Ao longo de mais de quatro décadas de dedicação, consolidou-se como uma das figuras mais queridas e agregadoras do grupo, reconhecido pelo espírito leve, pela capacidade de unir pessoas e pelo compromisso com as tradições barretenses.

Como diretor social, tem entre seus maiores orgulhos o trabalho realizado com o Ingresso Solidário, iniciativa que beneficia diversas entidades sociais de Barretos. Sua trajetória e representatividade renderam-lhe um busto no espaço cenográfico “Viva a Festança!”, homenagem eternizada ao lado da Queima do Alho — patrimônio cultural e imaterial do Brasil. Moni é celebrado por sua contribuição à cultura sertaneja e por fortalecer, dia após dia, a família independente.

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.