Parque do Peão recebe congresso da CNAR com foco em gestão, legislação e bem-estar animal no rodeio

Evento reúne especialistas para debater temas técnicos, administrativos e regulatórios do setor

26/01/2026

Parque do Peão recebe congresso da CNAR com foco em gestão, legislação e bem-estar animal no rodeio

A Confederação Nacional do Rodeio (CNAR) realiza, nos dias 27 e 28 de janeiro, a partir das 9h no Parque do Peão de Barretos, um congresso voltado à capacitação e atualização de profissionais do rodeio em temas técnicos, administrativos e legais que impactam diretamente o setor.

A programação reúne especialistas que vão tratar desde o funcionamento do STJD - Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Rodeio, até temas previdenciários, regulatórios e de bem-estar animal — áreas essenciais para a profissionalização, a credibilidade e a sustentabilidade do rodeio no Brasil.
“A programação foi pensada para atender às principais demandas do setor. Quando falamos de STJD, de regras, de previdência e de bem-estar animal, estamos falando de bases que garantem segurança jurídica, organização e futuro para o rodeio brasileiro”, afirma o diretor executivo da CNAR, José Alexandre Paiva.
Programação

Na terça-feira, 27, às 9h, o congresso abre com a palestra sobre o Funcionamento do STJD, súmulas, planilhas e notificações, com Dr. Paulo Kachan e Dr. Gabriel Belon. Às 14h, a Dra. Ana Júlia Kachan fala sobre Recolhimentos Previdenciários. Em seguida, às 15h40, o Dr. Cesar Fabiano aborda o tema “Bem-estar animal no rodeio: implicações técnicas, administrativas e legais”.

Já na quarta-feira, 28, às 9h, Ricardo Sabino apresenta a palestra “Regulamentos e Regras CNAR 2026”, encerrando o ciclo de debates com foco nas diretrizes que vão nortear o próximo ano do setor.

“O congresso será um espaço estratégico de troca de conhecimento, alinhamento institucional e fortalecimento do rodeio brasileiro, reforçando o compromisso da CNAR com a ética, a responsabilidade e o profissionalismo na atividade”, explica Jeronimo Luiz Muzeti, presidente de Os Independentes e da CNAR.

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.