Berranteiro, que percorre as Américas em mulas, chega ao Brasil e segue rumo à Festa do Peão de Barretos
Engenheiro e tetracampeão de berrante em Barretos, Pedro cruzou as Américas para levar a cultura sertaneja ao mundo. Chegada é esperada em agosto de 2026, no evento barretense
30/01/2026
(Arquivo pessoal)
Depois de um trajeto pelas Américas, em uma das expedições mais ousadas já feitas por um representante da cultura sertaneja, Pedro Henrique Biondo, o Pedro Berranteiro, voltou oficialmente ao Brasil. Ele entrou no país pelo Acre, vindo do Peru, nesta semana e agora segue sua jornada final rumo a Barretos, onde tem previsão de chegada em agosto, durante a Festa do Peão, maior palco da cultura sertaneja do país.
Engenheiro civil de Orindiúva (SP) e quatro vezes campeão do Concurso de Berrante em Barretos, Pedro está percorrendo cerca de 10 mil quilômetros em mulas, atravessando mais de dez países, acompanhado do cão Bastião e com apoio logístico de um veterinário que segue de caminhonete. A expedição, batizada de “Berranteiro das Américas”, une aventura, fé, resistência e a missão de levar a cultura caipira para o mundo.
A jornada começou em agosto de 2023, quando Pedro saiu de Barretos rumo aos Estados Unidos em uma caminhonete. Depois dessa primeira etapa, ele iniciou o retorno de forma totalmente diferente: no ritmo da estrada, das trilhas e das pessoas que encontra pelo caminho, mostrando ao mundo o modo de vida do peão boiadeiro. Nas redes sociais, onde é conhecido como @berranteiro, ele compartilha cidades, paisagens e histórias de famílias que o recebem, sempre com a proposta de valorizar as raízes sertanejas.
Agora, de volta ao Brasil, o Berranteiro fala da emoção desse novo capítulo da expedição:
“Voltar a pisar no Brasil é uma mistura de sentimentos. Passei por muitos lugares, culturas e desafios, e tudo isso mexe comigo agora que estou mais perto de casa. Trago na bagagem o que vivi e a certeza de que essa jornada está cumprindo seu propósito de levar a nossa cultura caipira cada vez mais longe.Agora começa uma nova etapa: ainda temos um país inteiro para atravessar, mas sem a preocupação com fronteiras, e isso, por si só, já dá um ânimo enorme.”
A jornada de Pedro Berranteiro conta com o apoio de Os Independentes, associação organizadora da Festa do Peão de Barretos, que reconhece nessa trajetória uma poderosa ferramenta de valorização da cultura sertaneja e de fortalecimento das tradições do peão boiadeiro.
O presidente da Festa, Jerônimo Luiz Muzetti, destaca a importância da expedição e a expectativa para a chegada em Barretos.“Estamos acompanhando a jornada do Pedro com muita admiração e gratidão. Por onde ele passou e ainda segue, leva o nome de Barretos e da Festa do Peão, fortalecendo ainda mais a nossa cultura. A expectativa para a chegada dele em 2026 é enorme. Pedro é um verdadeiro embaixador do peão boiadeiro no mundo.”
A meta de Pedro Berranteiro é chegar a Barretos em agosto e participar da 71ª Festa do Peão de Barretos, que acontece de 20 a 30 de agosto, completando uma travessia histórica que, para ele, já representa um recorde pessoal. Até lá, ele segue avançando cerca de 25 quilômetros por dia, com paradas estratégicas para cuidar dos animais, registrar histórias e manter viva a essência da cultura sertaneja. ‘Contar e registrar boas histórias faz parte dessa saga que tenho muito orgulho’, afirma.”