Festa do Peão de Barretos completa seis décadas repleta de histórias

Conheça as pessoas que, sem medir esforços, contribuíram para o sucesso e crescimento do maior rodeio do país

20/08/2015

Festa do Peão de Barretos completa seis décadas repleta de histórias

João Paulo Martins é um dos responsáveis pela Queima de Alho

Há 35 anos, uma das mais importantes tradições da Festa do Peão de Barretos começava a dominar o coração do aposentado João Paulo Martins, 70 anos. A Queima do Alho, famosa refeição composta por Arroz Carreteiro, Feijão Tropeiro, Paçoca de Carne e Carne de Churrasco, se tornou uma das paixões do homem que coordena um batalhão de cozinheiros para alimentar visitantes e convidados. “É uma comida muito forte. Este prato foi criado para ajudar na recuperação do peão de boiadeiro após um dia de trabalho”, disse.


 


O espaço preferido do aposentado sempre foi qualquer cantinho perto de um fogão na companhia das panelas. Cuidadoso e atento enquanto coordena a equipe que prepara a comida, João Paulo revelou o segredo do sucesso da refeição considerada fortificante entre os peões de boiadeiro. “Nosso segredo é muito simples, fazer tudo com alegria, não existe tempero melhor que este. Eu me sinto realizado, participar deste processo por todos estes anos é um sonho”, confessou.


 


O visitante poderá conferir a famosa Queima do Alho também na 60ª Festa do Peão de Barretos, a partir desta sexta-feira, dia 21, em dois horários durante o jantar: às 19 e 22hrs. Vale lembrar que o concurso culinário que é realizado no espaço Ponto de Pouso, ocorre no dia 29, para convidados e imprensa. O vencedor é a comitiva que preparar a melhor refeição à moda dos tropeiros, no menor espaço de tempo.

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.