O Festival Folclore em Cena que ocorreu dias 21, 22 e 23 na Festa do Peão de Barretos 2015. Esse festival contou com apoio do Ministério da Cultura, Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado” - AGCIP e Os Independentes.
Diversidade Cultural presente na Festa do Peão de Barretos
Pífanos de Caruaru é um dos grupos mais longevos da América Latina estará presente: a Banda de Pífanos de Caruaru-PE. Formada em 1924, celebra seus 91 anos de existência, criada e tocada até hoje pela família Biano, com apresentações em todo mundo, gravações com mestres da música brasileira e recebedores da Ordem do Mérito Cultural, recebida pelo Governo Federal pela contribuição à cultura nacional.
O primeiro disco foi lançado em 1971; em 1972, fizeram a canção de abertura de um dos álbuns mais importantes de Gilberto Gil e da música brasileira, o Expresso 2222.
Em 2004, receberam o Grammy Latino como “Melhor Álbum da Música Regional”.
Com Zabumba, Triângulo e a brasileiríssima flauta de bambu, o Pífano, é atração imperdível! Cirandas, danças juninas e outras.
O Presidente da Festa do Peão de Barretos fez questão de receber a Banda Pífanos no Parque do Peão. "Para nós, esse reencontro com a cultura popular é o caminho para continuar perpetuando as tradições na Festa do Peão em Barretos. Estamos felizes depois de 25 anos, que Pífanos de Caruaru volte para Barretos e traga a alegria da cultura popular brasileira". Jeronimo Muzetti