Década de 70: Inovação e crescimento marcam a história do evento
Concurso da Rainha, visita presidencial e patrocínios pioneiros consolidaram a Festa como um fenômeno nacional
26/08/2015
(Aquino José)
Crianças que visitam o Rancho do Peãozinho podem ouvir estórias que encantam e educam. No Mini Centro Cultural, alunos do curso de pedagogia do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos estimulam o imaginário infantil. O local funciona das 9 às 18 horas.
Grupos de universitários se revezam diariamente na arte criar fantasias na garotada. Eles mesmos criaram as estórias que sensibilizam a criançada e até adultos. Os temas são variados. A “Fazendinha” destaca a importância do cuidado com os animais. “Cada gota conta” conscientiza sobre a preservação e os cuidados com a água. O incentivo a higiene bucal vem através do “Dentinho Preguiçoso”. Para motivar a alimentação saudável foi montada a estória “Duda e as Frutinhas”.
A universitária Agda de Almeida Nascimento Guilherme, de Jaborandi,SP, é uma das integrantes do projeto. Confessa que nunca contou estória em sua vida. Para se preparar para a atividade extracurricular na Festa do Peão de Barretos, ela treinou em casa com os filhos. Garante que está afiada para empolgar os visitantes. “Estórias ensinam as crianças entenderem a vida”, completa.
A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.
Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.