Integrantes de Aldeia Indígena participam da 61ª Festa do Peão de Barretos

Maior festa do peão da América Latina recebe os índios da reserva Pataxó

21/08/2016

Integrantes de Aldeia Indígena participam da 61ª Festa do Peão de Barretos

Indígenas Pataxós comercializam artesanato no Rancho do Peãozinho (Aquino José)

Uma cultura totalmente diferente dos frequentadores da tradicional Festa do Peão de Barretos. Assim são os nativos da reserva Pataxó, que fica na cidade de Porto Seguro (BA), chegaram no último sábado, 20, ao Rancho do Peãozinho para expor e comercializar um pouco da sua arte.


Com vários artesanatos como pulseira de sementes, brincos de penas e vários outros artigos da tribo, o índio Patomóxu Pataxó, 36 anos, veio junto com os seus irmãos Tamarú e Aponhahi mostrar um pouco da cultura indígena para os turistas. De acordo com Patomóxu, um dos itens mais vendidos pela sua família no local é o apito típico. “As crianças adoram”.


Segundo Patomóxu, ele e seus irmãos gostam de participar do evento porque é algo muito diferente da realidade deles. “A festa é muito distante do que vivemos na tribo. A música o rodeio é tudo muito legal. Gostamos de vir aqui para mostrar como somos. As pessoas ainda têm muito preconceito com nosso povo, porém todos que passam pelo nosso respeitam e se mostram interessados em saber um pouquinho de nós”, ressalta.


         Os índios também fazem apresentações de um ritual típico de sua aldeia pelo menos duas vezes ao dia dentro da programação do Rancho do Peãozinho que está aberto ao público até o último dia da festa, 28 de agosto. 

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.