DOMINGO DE FESTA

Por Marcelo Murta

23/08/2020

DOMINGO DE FESTA

(André Monteiro )

DESFILE TÍPICO NA JANELA

O folclore bate na janela do meu quarto. Abro e respiro o desfile típico na avenida 23. Carros alegóricos contam histórias. Os de boi rangem. Bandas marciais evoluem na trilha musical. Tropas e Tropeiros. Domingo começava assim. Saudades de um tempo bom.

O CHÃO É O LIMITE
Orestes de Ávila, anuncia: "E Chão Preto, terra boa é Barretos. Aqui o chão é o limite". Recinto Paulo de Lima Correia forrado de chapeludos. Peão piuxado dá show no Cutiano. Inspira Bezerrinha a compor e cantar. Arquibancada de madeira vermelha, azul e branca. Cores dos imortais fundadores de Os Independentes. Estes sim, fodasticos.

AGRO CONTRA O CÂNCER
De volta ao futuro. Tensão de grande final no Barretão. Parque do Peão colorido de gente bonita. Tarde de Desafio do Bem para o Hospital do Amor. Agro contra o câncer, o maior desafio. Henrique Prata e Rubiquinho de Carvalho, cowboys da Saúde.

FINAL DO RODEIO
Última montaria. Se cair, perde a guaiaca da grana. Abriu a porteira. Viagem insólita. Levanta o povão nas arquibancadas. Chapéus jogados aterrissam na arena. O Campeão supera e vence. Premiação e queima de fogos. Fim do primeiro final de semana. Para muitos, longa estrada. Para poucos, na segunda feira a festa continua. Um segredo ela têm.

Foto: André Monteiro

Abraços cavalares
Marcelo Murta

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.