A ODISSÉIA DO PARQUE DO PEÃO

Por Marcelo Murta

04/08/2022

A ODISSÉIA DO PARQUE DO PEÃO

(André Monteiro)

Em agosto os ipês pintam de amarelo as margens da via das Comitivas. Mas nem sempre foi assim. No começo dos anos 80 este lado da cidade era uma imensa área rural com mata fechada e uma minúscula estrada de terra. Um descampado e lugar improvável para qualquer empreendimento.

A PIOR FESTA DO PEÃO DA HISTÓRIA

"Todos se orgulham de ter feio a melhor Festa do Peão. Eu fiz a pior", afirma Mussa Calil Neto presidente de Os Independentes em 1984. Havia dado um temporal que destruiu toda a montagem da arena no Recinto Paulo de Lima Correia e choveu forte os três primeiros dias.

RADIO BANDEIRANTES SALVA A FESTA

A sorte do Mussa foi que estava visitando nossa cidade o Jhonny Saad, proprietário da Rede Bandeirantes de Comunicação. Vendo a angústia do "brimo", ele mandou divulgar no sábado que o evento estava bombando de gente. Um sucesso. No domingo de sol o Recinto teve sua capacidade máxima de público. A rádio Bandeirantes salvou o evento. Animado, Mussa colocou uma faixa no portão dos bretos: "No ano que vem, Festa no novo Parque do Peão".

WALT DISNEY DE BARRETOS

O Walt Disney de Barretos me chamou com mais nove companheiros para conhecer a área. O Mussa descreveu tudo que iria ser construído. Olhei e não enxerguei nada. Vi somente um imenso matagal. Achei que meu amigo estava louco. Daí ele ganhou o apelido de Turco Louco. Ninguém na cidade acreditou na loucura dele e todos sem exceção foram contra.

ROCK AND RODEO

Em 85 o novo Parque do Peão foi inaugurado com estrutura copiada da montagem do primeiro Rock in Rio, do louco por rock, Roberto Medina. Mussa com certeza é um visionário a frente do seu tempo. Medina também. Hoje o Parque do Peão com 2 milhões de metros quadrados ficou pequeno para sediar o maior rodeio do mundo. Its only a Rock and Rodeo, but I like it. O mundo é dos loucos.


Abraços cavalares
Marcelo Murta

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.