Fé e Tradição: Barretos e Vacaria se unem em Momento de Oração na Cancha da Ferradura

10/02/2026

Fé e Tradição:  Barretos e Vacaria se unem em Momento de Oração na Cancha da Ferradura

(arquivo pessoal - Paulinho 100)

O Parque Nicanor Kramer da Luz testemunhou um encontro histórico de tradições nesta semana. Durante a 36ª edição do Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, o locutor Paulinho 1001 emocionou o público ao conduzir o momento da oração na mítica Cancha da Ferradura, trazendo consigo o prestígio de um dos maiores palcos do mundo.

Paulinho 1001 participa do evento representando oficialmente Os Independentes, a associação responsável por organizar a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, reconhecida como a maior festa de rodeio da América Latina. Sua presença em solo gaúcho simboliza um intercâmbio cultural sem precedentes, unindo o universo sertanejo do Sudeste à força do tradicionalismo do Sul.

No cair da tarde, o "Locutor das Emoções" silenciou a agitação para dar lugar à fé. Sob sua voz potente, competidores e visitantes se uniram em prece, pedindo proteção para as armadas e agradecendo a hospitalidade de Vacaria e da familia do saudoso Plinio Boeira em nome do Tiago, esposa Deise, Diego e Lisiane. O som do violino do solista Internacional Diogo Silva ecoou emocionando a todos com a música AVE MARIA (GONOUD).Em um gesto de respeito ao chão sagrado do rodeio gaúcho, Paulinho 1001 fez questão de agradecer a toda a Patronagem do CTG Porteira do Rio Grande pela oportunidade e pela confiança depositada em seu trabalho.

"Trazer a energia de Barretos para a Cancha da Ferradura é uma honra que une o Brasil pelo amor à nossa cultura", destaca o locutor. A oração, que já é tradição no evento, ganhou um novo brilho com a devoção e o talento de Paulinho 1001, reforçando o laço de irmandade entre os dois estados e as cidades de Vacaria e Barretos.

O 36º Rodeio Internacional de Vacaria segue reafirmando sua importância global, provando que, seja no laço comprido ou na montaria, a fé é a linguagem comum que guia o homem do campo.

(texto: Paulinho 1001)

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.