OS INDEPENDENTES, LINHA DO TEMPO

Artigo por Marcelo Murta

09/08/2022

OS INDEPENDENTES, LINHA DO TEMPO

Uma chuva fina veio abraçar a terra em chamas, de calor incandescente, do Chão Preto hoje. De volta ao passado semelhante ao que aconteceu nos primórdios do desenvolvimento da pecuária. Um grande incêndio aconteceu décadas atrás em Barretos. Em seguida a chuva fez brotar o capim ideal para o criatório zebuíno. Capital da Pecuária.

CULTURA E FOLCLORE

O Frigorífico Anglo chegou em 1913. Epicentro das comitivas boiadeiras vindas do Brasil Central. Desafios e apostas de cavalos chucros e Peões do estradão. Brincadeiras de cair do cavalo de forma espontânea, fez surgir o Rodeio. Estilo doma não racional, que deu origem a modalidade Cutiano. Anos depois numa mesa de bar nasce Os Independentes. Capital da maior Festa Folclórica da América Latina.

HOSPITAL DE AMOR

Os Independentes consolidaram a Marca Barretos. Todos os anos colaboram com entidades assistenciais. Rendas de shows para o Hospital de Amor. Os pavilhões com nomes dos artistas comprovam a parceria. Apresentação do Evangelista Deive Leonardo, este ano, agrega valor no projeto assistencial gigante. Planeta Barretos Sustentável, em 2022, um grande projeto. Aguardem. Capital da Saúde e da Sustentabilidade.

Foto: André Monteiro


Abraços Sustentáveis
Marcelo Murta

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.