Rancho do Peãozinho recebe visitas de índios Pataxós

Competições movimentaram a arena de Barretos na noite de 17 de agosto, primeiro dia de evento

19/08/2023

Rancho do Peãozinho recebe visitas de índios Pataxós

Com maior número no estado da Bahia, os índios Pataxós também se migraram para o estado de Minas Gerais, no município de Açucena, como a tribo denominada Juru Tucunã.

Celeiro de pautas culturais, com foco voltado para o público infantil, o Rancho do Peãozinho, também atração da 68ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, recebe a visita destes índios que estão expondo diversos produtos artesanais.

Putomojo Tapaxó é da quarta geração de índios que vivem em aldeias, em ocas e casas de pau a pique. O seu nome simboliza uma árvore nativa que serve de matéria prima para confeccionar um objeto que, no cotidiano, pode servir inclusive como uma tábua de carne.
Além disso, outros objetos estão em exposição como colher de pau, porta-níquel, gamela, petisqueira, peteca, colares de semente de Pau Brasil, arco e flecha, cocar, entre outros itens da cultura indígena.

Sobre a participação dos Pataxós na Festa de Barretos, Putomojo ressalta a importância de mostrar o trabalho desenvolvido pelas mãos dos índios, a cultura e, ainda, levar recursos para a aldeia. Ele está acompanhado de Tamaru Tapaxó, cujo nome é originário do camarão do rio.

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.