Anos 2000: Jubileu de Ouro e ampliação consolidam Barretos como referência nacional e internacional

11/08/2025

Anos 2000: Jubileu de Ouro e ampliação consolidam Barretos como referência nacional e internacional

A novela América realizou gravações no Parque do Peão, levando imagens da festa e da cidade para um público nacional e reforçando a identificação do país com a tradição do rodeio. (Arquivo pessoal Marcos Abud)

A década de 2000 consolidou a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos como evento de grande porte, capaz de mesclar tradição, esporte e cultura com forte apelo nacional e internacional. O Estádio do Parque do Peão ampliou suas estruturas e manteve-se como a maior arena de rodeio da América Latina, palco do intensificado International Rodeo e de uma programação cada vez mais ampla.
Em 2005, ano do Jubileu de Ouro, a festa atingiu sua 50ª edição. Presidida por Jerônimo Luiz Muzeti, a 50ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos aconteceu entre 11 e 28 de agosto — 18 dias de programação intensa que reuniram música, competições e ações institucionais. Na entrada do Parque foi inaugurado o Monumento ao Peão, homenagem aos profissionais que atuam no rodeio, e foi também aberto o conteúdo da urna de Os Independentes, depositada em 1984 na inauguração do Parque do Peão — a urna continha jornais, revistas e documentos daquele momento histórico. Na ocasião, foram plantadas 50 mudas de ipê e enterrada uma nova urna, prevista para ser aberta na 75ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, no Jubileu de Diamante.
A década ainda marcou iniciativas de preservação da memória: nasceu o Memorial do Peão, destinado a contar e preservar os principais capítulos da trajetória do evento. A visibilidade de Barretos extrapolou as arenas quando a novela América realizou gravações no Parque do Peão, levando imagens da festa e da cidade para um público nacional e reforçando a identificação do país com a tradição do rodeio.
Sobre o período, Jeronimo resumiu o impacto daqueles anos:
“Nos anos 2000, a Festa do Peão entrou em uma nova fase de expansão, inovação e muita comemoração. Em 2005, em nosso Jubileu de Ouro, celebramos 18 dias de festa, homenageamos os profissionais do rodeio e reforçamos que Barretos é referência — tanto na estrutura quanto na capacidade de projetar nossos competidores para o mundo.”
Combinando homenagens, ampliação estrutural e projeção na mídia, os anos 2000 reforçaram a posição de Barretos como destino cultural, turístico e esportivo, além de preparar a festa para as próximas décadas.

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.