Encontro acontece até 23 de agosto, com 50 cavalos e tropas de todo o país; raça retorna ao Parque do Peão após quase 20 anos

Encontro acontece até 23 de agosto, com 50 cavalos e tropas de todo o país; raça retorna ao Parque do Peão após quase 20 anos

22/08/2025

Encontro acontece até 23 de agosto, com 50 cavalos e tropas de todo o país; raça retorna ao Parque do Peão após quase 20 anos

(Guizy Fotos )

A 70ª edição da Festa do Peão de Barretos abriu espaço para uma novidade: a 1ª Exposição Morfológica do Cavalo Crioulo no Parque do Peão. O evento reúne 50 exemplares da raça, vindos de diversas regiões do Brasil, e marca o retorno do crioulo à arena barretense depois de quase 20 anos.
Organizada pelo Núcleo Sem Fronteiras de Cavalos Crioulos, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e a Associação Os Independentes, a mostra avalia características como costela, garupa, cabeça, pescoço, andamento e aprumos.
“Recebemos cerca de 50 animais e criadores do Brasil inteiro para essa exposição. O cavalo crioulo tem origem nos animais trazidos durante as colonizações europeias, se desenvolveu no Brasil, Uruguai, Argentina e Chile, e se tornou um animal dócil, forte e extraordinário para trabalho. É um orgulho poder trazer essa raça de volta a Barretos”, destacou Kiko Almeida Prado, diretor do departamento de veterinária e provas hípicas da Festa.
Um dos destaques foi a égua Kazala de Santa Larissa, vencedora da categoria Incentivo Menor Fêmea, voltada a animais de até 1 ano. O criador Edson da Rosa, do Rio Grande do Sul, comemorou o título: “É a primeira vez que a raça participa de uma exposição morfológica dentro do Parque do Peão. O jurado avalia se o animal se enquadra dentro das características do crioulo e, na sequência, faz os comparativos das qualidades. A Kazala conquistou a categoria de incentivo menor fêmea, o que é uma alegria enorme para nosso trabalho”.
Outro campeão foi o cavalo Patrão do Canto Porto TE, criado por Marcelo Secchinatto, de Mogi Mirim (SP), que levou o título de Incentivo Maior Macho e ainda foi eleito o Grande Campeão entre os animais de até 2 anos. “Começamos há pouco tempo no crioulo, mas estamos investindo nesse trabalho e os resultados já começaram a aparecer. É um grande incentivo para seguirmos nesse caminho”, afirmou.

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.