Parque do Peão se transforma em uma cidade completa para receber turistas em Barretos
Atendimento médico e odontológico, delegacia, praça de alimentação, área de camping, rodoviária, lavanderia, mercado e heliponto são alguns dos serviços que fazem parte da estrutura da festa, que acontece até 31 de agosto
23/08/2025
Parque do Peão se transforma em uma cidade completa para receber turistas em Barretos
(Guizy Fotos)
Muito além da música, dos shows, da adrenalina na arena e das competições, o Parque do Peão ganha novos ares durante a Festa do Peão de Barretos, que começou nesta quinta-feira (21) e segue até o dia 31 de agosto. O espaço se transforma em uma verdadeira cidade para receber turistas e visitantes que passam e “moram” no local nos 11 dias de festa. Com uma estrutura completa – que vai desde posto policial e delegacia até atendimento médico e odontológico – o evento garante conforto, segurança, diversão e praticidade.
Para acolher as milhares de pessoas que buscam viver uma das experiências mais intensas e apaixonantes do turismo sertanejo brasileiro, o evento conta com o Camping Independentes. O complexo oferece estrutura de apoio completa, com banheiros equipados com chuveiros, pias, pontos de energia, iluminação própria, segurança, bares, lanchonetes, mercado e lavanderia. Tudo o que é necessário para uma boa estadia, incluindo muita diversão, sem pausa.
“Quem escolhe ficar no camping da Festa do Peão de Barretos busca diversão 24 horas. Por isso, consolidamos nos últimos anos este palco de acesso exclusivo para os campistas, que recebe shows intimistas e em versões inéditas”, destaca Pedro Muzeti, diretor cultural de Os Independentes, associação organizadora da festa.
Além das barracas e tendas, muitos optam por motorhomes e trailers equipados, uma tendência crescente que leva o conforto da estrada diretamente para dentro da arena mais famosa do rodeio. É o caso do casal Julianne Maria Melo Rios, 26, e Felipe Araújo Teixeira, 32, de Goiânia (GO). “Um dos principais motivos é ser mais cômodo, principalmente por podermos ir e voltar da festa a hora que quisermos, sem precisar dirigir à noite, cansados. Às vezes subimos para ver o rodeio na arena, depois descemos para o camping, descansamos um pouco e, mais tarde, voltamos para os shows”, conta Julianne.
Ela já testou todos os tipos de hospedagem ao longo dos anos – hotel, cidades vizinhas, casa de amigos e até motéis usados apenas para banho e descanso. Mas, segundo ela, nada se compara à energia e à praticidade do camping oficial. “É superorganizado. Os banheiros são limpos, tem água, dá para fazer comida. Este ano estamos com trailer, então o pessoal já traz tudo. Só nos preocupamos com as roupas e as comidas. E o melhor: estamos com um grupo de amigos, e duas pessoas são responsáveis pela comida. Mais prático ainda!”, diz.
Julianne também reforça que o camping permite aproveitar cada detalhe da festa. “A gente curte tudo: o camping, o rodeio, as provas durante o dia, as lojas. É uma experiência totalmente diferente. Parece que a gente não perde nada da festa, de verdade!”, conclui.
Saúde e segurança
Prezando pela segurança e saúde dos visitantes, o Parque do Peão conta ainda com posto policial/delegacia – Polícia Militar ou Civil – além de Unidade Médica de Pronto Atendimento e Centro Odontológico, que oferecem atendimentos gratuitos de urgência e emergência.
“A estrutura da Festa do Peão foi planejada com muito cuidado para que nossos visitantes tenham tranquilidade durante todo o evento. Contamos com uma rede completa de atendimento médico e odontológico, além de segurança reforçada em cada espaço do Parque. Nosso compromisso é garantir que o público aproveite cada momento com conforto, proteção e a melhor experiência possível”, afirma Jeronimo Muzeti, presidente de Os Independentes.