Governadores visitam a 70ª Festa do Peão de Barretos e destacam a força do evento e do agronegócio

Tarcísio de Freitas, Ronaldo Caiado e Romeu Zema participam de agenda no maior evento de rodeio da América Latina

24/08/2025

Governadores visitam a 70ª Festa do Peão de Barretos e destacam a força do evento e do agronegócio

Governadores visitam 70ª Festa do Peão de Barretos, no sábado, 23 de agosto - Crédito: Alisson Demetrio

A 70ª Festa do Peão de Barretos, referência nacional de rodeio e cultura sertaneja, recebeu neste sábado, 23, a visita dos governadores Tarcísio de Freitas (São Paulo), Ronaldo Caiado (Goiás) e Romeu Zema (Minas Gerais).

As autoridades foram recepcionadas pela diretoria de Os Independentes, entidade responsável pela organização da Festa do Peão de Barretos. Na sequência, foram ao palco do Estádio de Rodeios e ressaltaram a relevância cultural e econômica do evento. A agenda foi concluída com uma visita no espaço Queima do Alho, onde concederam entrevista à imprensa e conheceram um pouco mais sobre a culinária típica sertaneja.

O governador Tarcísio de Freitas destacou a importância da Festa do Peão de Barretos para a preservação da cultura sertaneja e, também, mencionou questões relacionadas ao município barretense. “É uma felicidade estar mais uma vez aqui em Barretos. Estamos falando de 70 anos de história. É uma expressão da nossa cultura, é algo que está no nosso calendário turístico e representa a cultura do sertanejo, do peão e do agronegócio”, destacou.

Tarcísio falou ainda de ações importantes que serão desenvolvidas ao longo do ano, como melhorias do aeroporto de Barretos para duplicar a capacidade e oferecer mais conforto ao usuário, além de obras na rodovia Assis Chateaubriand. “Já determinamos a confecção de engenharia para duplicação da Assis Chateaubriand até Guapiaçu para aumentar a segurança de quem sai de São José do Rio Preto para cá, e de Barretos para São José do Rio Preto. Também determinamos o início do projeto de engenharia de duplicação de alguns trechos da ligação de Barretos para Colômbia, bem como um viaduto sobre a rodovia Faria Lima. Então, aproveitamos para comemorar estes 70 anos, oferecendo ações e investimentos do Estado para esta região”, declarou o governador de São Paulo.

O governador do estado de Goiás disse que o melhor rodeio do mundo é o de Barretos, mas que as melhores duplas são de Goiás. “Todos nós aqui temos esse vínculo muito forte com a festa, que tem essa presença da nossa história, da nossa tradição. Eu conheço este evento há 40 anos. Trata-se de um bom encontro com os amigos e eu fiz uma observação ao Tarcísio: é o melhor rodeio do mundo, mas as melhores duplas sertanejas de homens e mulheres são de Goiás, então vocês têm o melhor rodeio, mas nós temos os melhores cantores sertanejos”, enfatizou Ronaldo Caiado.

Já o governador mineiro, Romeu Zema, reiterou a importância do agronegócio e que em Minas Gerais também tem rodeio. “É um prazer muito grande estar aqui, e quero dizer que o agronegócio em Minas tem sido grande locomotiva para que o Estado se recupere. O ano passa e, pela primeira vez, as nossas exportações superaram a da mineração. Eu não quero disputar aqui com o Caiado onde estão os melhores peões, as melhores festas, mas em Minas temos festa de peão de janeiro a dezembro, em mais de 500 cidades, e estão todos convidados para participar”, concluiu.
Governador Tarcísio comenta sobre obras para a região de Barretos - Crédito Alisson Demetrio
Governador Romeu Zema aponta a importância do agronegócio para o Brasil - Crédito Alisson Demetrio
Governador Ronaldo Caiado destaca o potencial das duplas sertanejas do estado de Goiás - Crédito Alisson Demetrio

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.