Festa do Peão de Barretos destaca riqueza cultural de Minas Gerais com degustações e Cozinha Viva

Com pão de queijo, cachaça e cultura sertaneja, Minas Gerais marca presença no maior rodeio da América Latina.

28/08/2025

Festa do Peão de Barretos destaca riqueza cultural de Minas Gerais com degustações e Cozinha Viva

(Mariana Miranda)

O estande de Minas Gerais na 70ª Festa do Peão de Barretos tem se consolidado como um dos pontos de maior movimento e encantamento do público. Com degustações de pão de queijo, doce de leite, goiabada cascão, queijos artesanais reconhecidos mundialmente, licores e cachaças de alambique premiadas, além de uma Cozinha Viva comandada por chefs mineiros, o espaço promove uma verdadeira imersão cultural e gastronômica.

“Barretos é o palco perfeito para mostrar ao Brasil e ao mundo a potência de Minas. Nossa gastronomia, nossa cultura popular e nossos patrimônios naturais formam um mosaico único, capaz de emocionar e atrair visitantes em busca de experiências autênticas. Minas Gerais é tradição, é liberdade, é diversidade”, destacou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

Além da gastronomia, o estande também celebra a tradição sertaneja. Foi em Barretos que o governo lançou o Portfólio das Festas de Peão de Minas Gerais, documento inédito que mapeia cerca de 600 eventos do gênero realizados anualmente no estado, fortalecendo a visibilidade e a organização desse patrimônio cultural. “Minas também respira a cultura sertaneja. Por ano, temos mais de 400 festas de peão no estado, e muitas delas se inspiram no que é feito aqui, a maior e mais tradicional do Brasil”, ressaltou o governador Romeu Zema.

Segundo a Secult-MG, o estande foi concebido como uma vitrine sensorial e interativa, que também valoriza o turismo cultural e natural mineiro, com destaque para ícones como a Serra da Canastra e o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, recentemente reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

A receptividade do público tem sido calorosa, com grande interesse tanto pelas degustações quanto pelas informações turísticas. “O estande tem funcionado como um ponto de encontro entre turistas, produtores e gestores, ampliando a visibilidade das nossas riquezas culturais e naturais. A presença massiva de visitantes confirma o quanto a marca Minas Gerais desperta curiosidade, afeto e desejo de descoberta”, avaliou a equipe da Secult-MG.

Com hospitalidade, sabores e tradições únicas, Minas Gerais marca presença em Barretos mostrando sua diversidade cultural e projetando-se como um destino de experiências inesquecíveis.

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.