Primeira mulher a pilotar o Águia em Barretos marca história na 70ª Festa do Peão

Capitão Thais Andrade, da Base de Aviação de Ribeirão Preto, integra operação de segurança e destaca trajetória na Polícia Militar

30/08/2025

Primeira mulher a pilotar o Águia em Barretos marca história na 70ª Festa do Peão

Capitão Thais Andrade, da Base de Aviação de Ribeirão Preto, integra operação de segurança na Festa do Peão de Barretos (Mathias Losonczi)

A 70ª Festa do Peão de Barretos entrou para a história também pelo olhar feminino na aviação policial. Neste ano, a capitão da Polícia Militar Thais Andrade tornou-se a primeira mulher a pilotar o helicóptero Águia durante a operação de segurança do maior rodeio da América Latina.
Integrante da Base de Aviação de Ribeirão Preto desde 2020, quando foi a primeira piloto mulher designada à unidade, Thais considera o momento um marco para ampliar a presença feminina em áreas tradicionalmente masculinas.
“Fico muito feliz e honrada com essa oportunidade e é uma sensação muito boa poder fazer parte de algo tão grande. Não me considero um símbolo de representatividade, mas sei do impacto que o aumento do número de mulheres em determinadas áreas causa, principalmente para meninas mais jovens que passam a enxergar novas possibilidades de carreira”, afirmou a capitão.
Trajetória de dedicação
A carreira de Thais é marcada por superação e disciplina. Após se formar como oficial da PM, atuou quatro anos no policiamento antes de prestar concurso para piloto policial, processo que envolve provas teóricas, físicas, psicológicas e entrevistas.
Aprovada, passou pelo curso de piloto privado de helicóptero e pelo treinamento do Comando de Aviação da PM, atuando inicialmente como Comandante de Operações durante cinco anos. Em São Paulo, conquistou a habilitação de Comandante de Aeronave, cargo que hoje ocupa em Ribeirão Preto.
Operação em Barretos
Na Festa do Peão, o helicóptero Águia tem papel estratégico: sobrevoa o recinto, campings, rodovias e a cidade de Barretos em ações de patrulhamento aéreo preventivo. Neste ano, a operação contou ainda com um núcleo de drones, que transmitiu imagens em tempo real para a central de monitoramento em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, utilizando ferramentas de reconhecimento facial.
Segundo a capitão, os desafios que enfrentou ao longo da carreira sempre estiveram ligados às exigências da função. “A carreira policial é exigente em diversos aspectos, e a carreira de piloto policial reforça ainda mais a necessidade de ter tudo em equilíbrio”, destacou.

Filantropia

A responsabilidade social, com ações que impactam direta e positivamente a sociedade, está prevista no estatuto da Associação Os Independentes e presente em diversos projetos que ganham ainda mais espaço e oportunidades durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

Entre elas, está a parceria com o Hospital de Amor, que há mais de 30 anos desenvolve atividades para arrecadar fundos para a manutenção da instituição, conhecida internacionalmente pela qualidade de atendimento a pacientes de todo País gratuitamente.